Veja ideias para montar uma sala de jogos confortável como a do bon-vivant Maurice de ‘Totalmente Demais’

Na novela das sete “Totalmente Demais”, o personagem Maurice (Reginaldo Faria) leva esse assunto a sério. Pensando nisso, vamos analisar como criar um espaço de jogos, seja ele pequeno ou bem espaçoso. O cantinho pode ser projetado em qualquer ambiente, como em salas de estar, garagens e até sótãos.

Se a sua família é numerosa, ter um baralho em casa pode ser um convite ao passatempo. Nesse caso, a sugestão é que a pessoa utilize uma mesa, de preferência redonda, para que todos possam ficar bem confortáveis e frente a frente, prontos para várias rodadas de carteado. Já para aqueles que gostam de uma competição mais intimista e estratégica, os jogos de tabuleiro, como dama e xadrez, não exigem muito espaço: uma mesinha na varanda ou na sala já é suficiente para ficar horas e horas se preparando para o xeque-mate.

No universo da decoração, há diversas opções de mesas disponíveis no mercado, desde as mais tradicionais, em madeira, até as produzidas em mármore ou vidro. Se você quer investir em uma peça específica, fique atento às medidas do móvel e acrescente o espaço de circulação em torno da mesa, de 60 a 80cm. Se ela for de sinuca, deve ser o centro do ambiente e permitir uma circulação muito mais generosa, de no mínimo um metro, já que dar uma tacada nem sempre é tão simples assim e o espaço apertado pode acabar danificando a decoração ao redor.

Projeto desenvolvido em um sótão de uma casa na Serra Fluminense, criação do arquiteto João Folly, da Nó.s Arquitetura
Projeto desenvolvido em um sótão de uma casa na Serra Fluminense, criação do arquiteto João Folly, da Nó.s Arquitetura Foto: Mov.Midia / Divulgação

Diversão já na montagem

Para as casas que possuem amplo espaço e um cômodo apropriado, criar uma sala de jogos será tão divertido quanto uma partidinha de buraco. Melhor ainda se a decoração brinca com as diversas gerações de moradores e mistura espaço de games digitais com sinuca e mesa de cartas. Assim todos se divertem juntos. Não tenha medo de abusar das cores na parede, utilizando a própria decoração como um estímulo de energia e vibração. Crie uma iluminação direcionada à mesa de jogos e, em paralelo, pontos de luz mais decorativos, seja através de luminárias de mesa ou iluminação indireta no teto. Não menos importante é o conforto. Escolha uma boa cadeira, um sofá macio e um tapete aconchegante.

No projeto desenvolvido em um sótão de uma casa na Serra Fluminense, criação do arquiteto João Folly, da Nó.s Arquitetura, a área de lazer utiliza o pé-direito generoso do telhado, deixando o cômodo mais arejado e amplo, ideal para a prática de jogos.

Projeto desenvolvido em um sótão de uma casa na Serra Fluminense, criação do arquiteto João Folly, da Nó.s Arquitetura

Projeto desenvolvido em um sótão de uma casa na Serra Fluminense, criação do arquiteto João Folly, da Nó.s Arquitetura Foto: Mov.Midia / DivulgaçãoO ambiente é multifuncional, já que se integra ao mesmo tempo a uma área de descanso e estar. A sala de jogos foi criada para que a família pudesse contemplar a vista panorâmica da Serra do Rio e aproveita uma canto da casa que, teoricamente, não tem muito uso: o espaço entre o telhado e a laje. Com um cômodo amplo e tão bem otimizado, não foi difícil encaixar uma mesa de sinuca ali.

Mas devido às grandes proporções e ao espaço necessário para a dinâmica do jogo, não é toda a casa que pode contar com um móvel desse tipo. Mas se você tiver um canto ocioso e curtir um jogo que estimule o corpo e a mente ao mesmo tempo, preste atenção nas dicas que João dá:

“Invista numa mesa com tampos de pedra, pois as com tampos de madeira vão apresentar ondulações ao longo do tempo, afetando o jogo. Sempre proteja a mesa quando não estiver usando. Isso aumentará sua vida útil. Você pode também utilizá-la para outros jogos, já que sua superfície é apta a receber diversos tampos, como os utilizados no futebol de botão, presente no projeto (na foto abaixo). Este também funciona como decoração quando não utilizado”.

A coluna “Casa de Novela” é assinada pelo arquiteto Fabiano Prates Ravaglia.

Site: fprstudio.com

Instagram: https://www.instagram.com/fprstudio/

Arquiteto Fabiano Prates  Ravaglia
Arquiteto Fabiano Prates  Ravaglia Foto: Divulgação

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line