Udesc abre inscrições para Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

O curso gratuito e semipresencial ofertado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem ingresso no segundo semestre deste ano


Até 4 de setembro, estará aberto o prazo para se inscrever no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) em Rede, curso gratuito e semipresencial ofertado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com ingresso no segundo semestre deste ano. Acesse o edital.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site seletivoprofei.uemanet.net. Confira a documentação exigida no edital. A taxa de inscrição tem valor de R$ 100.

Dúvidas sobre o processo seletivo do mestrado profissional em rede devem ser enviadas para o e-mail profei.cead@udesc.br.

Mestrado em rede nacional

O curso de pós-graduação integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e terá oferta simultânea nacional e internacional pela Udesc e outras sete instituições de ensino superior da rede.

São oferecidas 150 vagas, distribuídas entre as instituições associadas, com admissão por meio do exame nacional, sendo nove vagas reservadas às cotas de ações afirmativas “para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e candidatos com deficiência”.

A pós-graduação stricto sensu é voltada a portadores de diploma em curso superior e, para inscrever-se, é preciso ser professor em efetivo exercício na educação básica das redes públicas de ensino.

O curso visa “oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País”.

São três linhas de pesquisa:

  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
  • Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

Cronograma

A homologação preliminar da inscrição será divulgada até 10 de setembro e a lista definitiva, em 12 de setembro. A seleção será totalmente online, abrangendo duas etapas eliminatórias e classificatórias: análise da carta de intenções, do projeto de pesquisa e do currículo; e arguição virtual da carta de intenções e do projeto.

O resultado final será divulgado em 17 de outubro, e a matrícula dos aprovados ocorrerá de 19 a 22 de outubro. A previsão de início do curso é 26 de outubro.

A duração máxima do mestrado é de 24 meses, com 32 créditos a serem cumpridos. O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), da Udesc, por meio da Resolução nº 035/2019, e foi um projeto do “Programa EAD em Rede”, da Câmara de EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Udesc abre inscrições para Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line