São José e Palhoça definem novas restrições após avanço do coronavírus; Biguaçu estuda ações

Depois de Florianópolis voltar atrás e anunciar o fechamento de alguns serviços a partir da próxima quarta-feira (24), os municípios de São José e Palhoça também confirmaram novas proibições para controle do coronavírus. As regras serão definidas, por ambos os municípios, nesta terça-feira (23). A prefeitura de Biguaçu ainda estuda um plano de ação, mas adiantou que vai reforçar às fiscalizações. 

Esse alinhamento entre os municípios da Grande Florianópolis ocorre depois de um fim de semana com ruas e praias lotadas em diversas cidades e ao mesmo tempo em que os indicadores apontam para um aumento da transmissão do vírus e crescente ocupação de nos leitos de UTI. Nesta segunda, mais de 60% dos leitos estavam ocupados nos hospitais da rede pública da região.  

No boletim diário do governo estadual divulgado nesta segunda, Florianópolis somava 1.122 casos confirmados, com 99 pessoas em tratamento e 10 mortes causadas pela Covid-19. A prefeitura da Capital, no entanto, confirmou no mesmo dia 1.318 casos, com 336 pacientes em acompanhamento e 12 mortes. A diferença nos números ocorre devido a uma demora de abastecimento entre os sisetmas. 

Também, no boletim do Estado, São José aparecia com 297 infectados e duas mortes, Palhoça com 400 casos e três óbitos e Biguaçu com 136 casos e nenhuma morte.

Decisões

Ainda no domingo, o colunista Ânderson Silva noticiou, com exclusidade, que o prefeito Gean Loureiro iria decidir sobre novas restrições em Florianópolis em reuniões com demais prefeituras na segunda. Após diálogo entre municípios, o prefeito da Capital definiu as restrições e anunciou a data que entra em vigor. 

São José

Em São José, o comitê de combate ao novo coronavírus da prefeitura se reuniu no início da noite dessa segunda, logo após a videoconferência, e avaliou os dados sobre a pandemia no município. Em seguida, segundo a assessoria de imprensa, o município decidiu adotar, também, medidas mais drásticas. As restrições serão anunciadas durante a tarde desta terça-feira (23), após deliberações legais.

Palhoça

A prefeitura de Palhoça já definiu quais restrições serão aplicadas no município e deve assinar decreto com novas regras na manhã desta terça (23). A intenção é estabilizar a curva do contágio com as novas proibições antes que haja necessidade de decretar restrição total.

Mesmo sem detalhar as medidas, o município antecipou que elas servem para reduzir a movimentação no comércio e em locais públicos. A redução no horário de funcionamento dos estabelecimentos e a delimitação de capacidade máxima podem estar incluídas no decreto. 

Biguaçu

Em vídeo divulgado no final da tarde de segunda-feira, o prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger (PSD), divulgou que estuda, junto com sua equipe técnica, um plano de ação para trabalhar alinhado aos demais municípios. Também fez um chamamento à classe empresarial, para que auxilie na fiscalização das normas sanitárias. 

O prefeito disse que “sentiu o afrouxamento da população” e que “medidas vão restringir, sim, algumas coisas”. A assessoria de imprensa informou que deve ocorrer uma reunião nesta terça, para definir a possibilidade de um novo decreto.

Grande Floripa tem restrições

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line