Procon notifica sete academias por irregularidades em medidas de segurança, em João Pessoa


Academias fiscalizadas foram as localizadas nos bairros de Cabo Branco, Manaíra, Bessa, Mangabeira e Altiplano. Operação Proteção fiscaliza academias na quarta etapa do Plano de Flexibilização em João Pessoa

Uma fiscalização realizada por equipes do Procon-JP e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), na segunda-feira (27), em 11 academias, notificou sete estabelecimentos por falta de demarcação das máquinas, irregularidades a respeito dos bebedouros, distanciamentos das esteiras e cadeiras na recepção. As academias fiscalizadas foram as localizadas nos bairros de Cabo Branco, Manaíra, Bessa, Mangabeira e Altiplano.
De acordo com o Procon-JP, com a reabertura das academias na capital, que faz parte da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura de João Pessoa, o objetivo da “Operação Proteção” é garantir a segurança sanitária das pessoas que farão uso dos estabelecimentos, fiscalizando e orientando para que as empresas cumpram os protocolos.
De acordo com a secretária do Procon-JP, Maristela Viana, a ação é de fundamental importância para garantir a segurança dos que buscam as academias nesta reabertura e também para os profissionais que estão atuando nesses locais.
“Estamos intensificando a fiscalização para que as academias cumpram as medidas de segurança para impedir a propagação do coronavírus e que os alunos possam fazer suas atividades físicas com segurança”, disse.
Segundo a secretaria, estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: o limite de 50% da capacidade de alunos; atendimento individual e por agendamento; não realização de aulas coletivas; uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários e alunos; distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas; distanciamento de aparelho, equipamentos e máquinas de, no mínimo, 1,5 metro; disponibilidade de álcool em gel; limpeza permanente dos aparelhos depois do uso para o próximo aluno; e proibição do uso de bebedouro.
Ainda conforme o Procon-JP, as fiscalizações continuam nesta terça-feira (28) e deverão ser visitadas as academias próximas à orla e nos bairros de Mangabeira e dos Bancários.