Prefeitura estabelece novo horário de funcionamento do comércio, academias e restaurantes em Brusque

A Prefeitura de Brusque editou novo decreto com medidas de combate ao coronavírus. Entre as ações, destaque para a contratação de emergência de 65 novos profissionais que vão atuar na fiscalização e atendimento. São 45 profissionais de endemias, 12 médicos e 8 monitores que atuarão em caráter temporário por três meses, podendo ser prorrogado o prazo, posteriormente, para mais 90 dias.

De acordo com o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, o objetivo do novo decreto é endurecer a fiscalização, com a autorização de contratação de novos profissionais. “Vamos apertar a fiscalização, por isso, estamos contratando esses profissionais que vão atuar neste sentido. O decreto autoriza um aumento considerável de funcionários para esta finalidade. Vamos montar 50 equipes de fiscalização para atuar na cidade”, diz.

Além disso, a Prefeitura de Brusque também estabeleceu novas regras para o funcionamento do comércio, academias, igrejas e templos religiosos. As atividades do comércio, em geral, poderão funcionar todos os dias, das 8 às 20h, de acordo com as diretrizes sanitárias estabelecidas pelo governo do estado.

As academias privadas, incluindo as que estão localizadas em clubes sociais, poderão abrir das 6h às 20h, também seguindo os protocolos do governo do estado, como, por exemplo, com capacidade reduzida a 30%.

Missas e cultos religiosos, em igrejas ou templos, de qualquer culto, poderão funcionar das 8h às 20h. Já os restaurantes, lanchonetes, cafeterias, entre outros, seguem com atendimento das 6h às 20h, podendo, depois deste horário, funcionar apenas pelo sistema de tele-entrega, ou entrega no balcão, sendo vedado a possibilidade de consumo no local.

Aos supermercados está autorizado o funcionamento até as 22h, inclusive aos domingos. No entanto, ficando estabelecida a limitação de entrada em 30% da capacidade de público.

O transporte coletivo segue suspenso, seguindo determinação do governo do estado. Vequi destaca ainda que a realização de atividades esportivas profissionais também seguirão os critérios do governo estadual.

Também segue suspensa a circulação de veículos de fretamento para transporte de pessoas, excetuados os casos expressamente autorizados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade, e pela Secretaria Municipal de Saúde. O funcionamento de clubes sociais e afins permanece suspenso.

“Se o governo do estado disser que o jogo de futebol profissional pode ser realizado, então estará autorizado. Vamos seguir o protocolo do estado nesta questão”.

As tabacarias poderão funcionar das 6h às 20h e apenas pelo sistema de telentrega ou entrega no balcão, sendo neste caso proibido o consumo no local. Fica proibido sistema de rodízio de serviço (rodízio de carne, rodízio de pizza ou similar), nos estabelecimentos da cidade.

O novo decreto da prefeitura vale a partir desta terça-feira, 28, por um período de sete dias. Na próxima segunda-feira, 3, uma nova reunião será realizada para definir alterações  ou não no decreto.

Acesse o site da Prefeitura de Brusque e confira o decreto completo.