Política Regional: MDB de Sombrio com chapa pura; Convenções pela Amesc

SUL RECEBE LIDERANÇAS DO PSD

Lideranças estaduais do PSD iniciaram nesta segunda-feira (7), um roteiro de visitas pelos municípios do Sul. Presença do deputado federal Ricardo Guidi, da coordenadora Gisela Steiner Scaini e do ex prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que conversam com lideranças locais e pré-candidatos no período das convenções.

O primeiro encontro foi na cidade de Araranguá, onde o partido é presidido por Jairo Costa, com a presença dos 4 vereadores do partido, Neno Fontoura, Vidrinho, Paulinho e Tano Costa (pré-candidato a vice-prefeito). O pré-candidato a prefeito César Cesa (MDB) também compareceu, o que reforça a aliança entre PSD e MDB.

As lideranças seguem em reuniões na região da AMESC, depois AMREC e AMUREL.

CONVENÇÃO do PRTB DIA 12

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) deve oficializar a coligação com pelo menos outros cinco partidos (DEM, PTB, AVANTE, PSC e PTC), e confirmar Ricardo Ghelere como candidato a prefeito e Claudete Bianchi como vice, e chapa com 20 candidatos a vereador.

A convenção será sábado (12), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá, com controle de acesso dos convencionais para evitar aglomeração em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Ghelere é o presidente do PRTB de Araranguá, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, o que deve levar a campanha para a nacionalização do debate.

TENDÊNCIA: 4 CHAPAS

A tendência do momento é de 4 chapas de Araranguá. Uma chapa pura do PSOL (Felipe e Cauê); outra com PP, PDT, PSB, Podemos e PSL (Daniel com vice do PDT ou Podemos); outra com PRTB, DEM, PTB, AVANTE, PSC e PTC (Ricardo e Claudete); MDB, PSD, Republicanos, Cidadania – que pode ter ainda PL e PSDB (César e vice do PSD ou PL).

Dúvidas agora somente ainda do caminho do PSL, que poder ir com PP ou MDB; PL, que pode ir de chapa pura ou apoiar o MDB; e o PSDB, que fica entre o PRTB e o MDB.

CHAPA PURA: GISLAINE E JERIEL

MDB, PL, PDT, PSC, PSL, DEM e PTB, definiram segunda-feira, (7), o nome de Jeriel Gregorine Isoppo (MDB), da comunidade de Garuva para ser o parceiro de chapa de Gislaine Cunha (MDB), como pré-candidato a vice prefeito, para homologar dia 15, em convenção dos partidos. Isoppo é empresário no ramo da cerâmica.

O prefeito Zênio Cardoso coordenará a campanha de Gislaine e Jeriel.

Apesar de haver nomes de PDT, DEM e PL para vice, pesou o fato de o MDB ter representantes no MDB raiz na chapa, já que Gislaine veio do PL.

Com isto, deve haver 3 chapas em Sombrio: Gislaine/Jeriel – MDB; Cristian Rosa (PP) e Volnei Giassi (PSDB) de vice; e Clodoaldo Patríco (PRTB) liderando a chapa da terceira via.

CHAPA COM 7 PARTIDOS

Sábado (5) foi ratificada em convenção municipal, para concorrer como candidato a pré-prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB) e Jonatã Coelho (PSL) pré-candidato a vice-prefeito. Além do PSDB, outros 6 partidos na coligação: PSL, PDT, PTB, PSB, Podemos e Democratas.

Geovania de Sá (PSDB) esteve na convenção, assim como em outros municípios.

CHAPA PSDB – PSL

Na última sexta-feira (4), em Ermo, a coligação PSDB, PDT, PL, foi formalizada nas convenções dos partidos. A chapa foi confirmada com Marquinhos Leone de Oliveira (PSDB) como pré-candidato a prefeito e Luciano “Canário” Domingos (PDT) como nome para vice.

Geovania de Sá (PSDB) também esteve nesta convenção.

OUTRA CHAPA PSDB – PSL

Uma nova dupla foi montada para eleições de Turvo dupla Laerte Casagrande (PSDB) e Arnildo Steckert (PSL). Deverá enfrentar uma chapa de situação capitaneada pelo MDB e outra pelo PP, que tem Sandro Cerimbelli.

NO PRAZO FATAL

Serão na data limite, dia 16, as convenções municipais dos partidos que apoiam as pré-candidaturas de Anibal Brambila (PSD) e Volnei Rocha (PSL) à Prefeitura de Maracajá.

A data foi ajustada em encontro realizado na noite deste domingo(6) entre os presidentes dos cinco partidos políticos envolvidos na coligação PSD, PSL, PP, PDT e PT.

As convenções serão simultâneas e no mesmo local, na Arena Trililik, na Vila Beatriz, a partir das 9 horas da quarta-feira (16), onde todos os protocolos preventivos à covid-19 estarão presentes.

NOVIDADE PARA CÂMARA

Residente no bairro São Luiz, o pré-candidato a vereador do Progressistas, Dion Elias, é uma das apostas para o pleito eleitoral de 2020 em Sombrio.

Vindo de uma família com vasta experiência política, o jovem traz consigo novas ideias e projetos com foco no futuro.

Para Dion é preciso trabalhar no desenvolvimento de Sombrio, com foco no crescimento dos bairros.

 Com informações do jornalista Everaldo Silveira – Enfoque Popular


Com Agências