Outubro Rosa: prevenção e acesso à informação são fundamentais

Prevenção e informação são essenciais quando o assunto é câncer de mama. E é desta forma que se consolida, em todo o mundo, a campanha do Outubro Rosa. A ação tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do cuidado e diagnóstico precoce.

Somente no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que mais de 66 mil mulheres desenvolverão a doença, a cada ano, entre 2020 e 2022. “Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. E a prevenção só vem com a informação. Dados apontam que 95% dos cânceres diagnosticados no início tem cura. E como se prevenir? Cuidando-se. Por isso a nossa campanha”, ressalta a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC), Rosa Maria Bernardini dos Santos.

São mais de 70 voluntários que trabalham orientando e encaminhando as mulheres para o exame de preventivo (papanicolau) e outros como colposcopia, biópsia e a mamografia. “Todo esse nosso trabalho é feito gratuitamente, não cobramos nada por isso, a gente trabalha na Rede por amor, amor ao próximo”, acrescenta Rosa Maria.São três equipes de voluntários que se dividem nos hospitais São João Batista e São José. Lá, ajudam de diversas formas, desde escutar um desabafo a servir refeições aos pacientes do setor de quimioterapia. “Muitos deles (pacientes) não têm acompanhantes e alguns não conseguem se alimentar sozinhos”, comenta a presidente da RFCC.

Realizando todos os anos inúmeros eventos e pedágios durante a campanha, com a pandemia, as ações do Outubro Rosa tiveram que ser repensadas. “A Rede não estará fazendo palestras presenciais como todos os anos, então nós estaremos fazendo possivelmente algumas lives com profissionais da área da saúde, tudo isso porque não podemos ir às ruas”, enfatiza Rosa Maria.

Por ser uma Organização Não-Governamental (ONG), a RFCC precisa de apoio para suprir as despesas e ofertar atendimento gratuito às mulheres. Com isso, a entidade vende camisetas e sombrinhas personalizadas. “Fazer o bem não tem preço, mas tem custo. Por isso a gente precisa muito da ajuda da sociedade”, enfatiza a presidente da RFCC. As camisetas estão à venda por R$ 30 e podem ser adquiridas através do telefone 3437-1006 ou 99957-3885, com Rosa Maria. Atualmente, a sede da entidade fica localizada na Rua Eugênio de Bona Castelan, em Criciúma, próximo ao Senac.

Urussanga: Programação cuidadosamente elaborada devido à pandemia

Ações relacionadas à saúde não podem parar mesmo diante da pandemia da Covid-19 que o mundo todo está vivendo. Neste contexto, a equipe da secretaria de Saúde de Urussanga elaborou cuidadosamente um calendário de atendimento voltado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, dentro da campanha mundial “Outubro Rosa”.

Na programação, que seguirá todas as normas determinadas pelos órgãos responsáveis para evitar o contagio pelo novo coronavírus, está a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que em dias pré-estabelecidos funcionarão até às 20 horas. As UBSs funcionam normalmente das 8h às 12h e 13h às 17h, mas terão mais três horas de atendimento durante o mês de outubro.

Calendário de atendimento estendido

Nas segundas-feiras, estarão com horário estendido as UBSs dos bairros Bela Vista, Rio América, Barro Preto e Estação. Nas quartas-feiras: Centro, Bom Jesus, Nova Itália e Santana.

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line