O que vem por aí: as novas formas de morar

Apartamentos com mais de 150 metros quadrados estão entre as tendências de moradia para os próximos anos

Mudanças de comportamento e rotinas de trabalho influenciam mais as nossas vidas do que podemos imaginar. Estudiosos do comportamento apontam que a forma como moramos está se modificando, revelando algumas tendências para os próximos anos. Por consequência, arquitetos e engenheiros tentam traduzir essas novas rotinas e necessidades em casas e apartamentos que atendem o que as pessoas estão buscando.

Fachada do Lídia Dircksen Residence, em São José – Foto: AM Construções/Divulgação

Pesquisas feitas por grandes agências publicitárias como a Young & Rubicam apontam vários tipos de casas em evidência no Brasil, como a casa empresa, que agrega as funções de trabalho. Já a casa clube, com espaços grandes e arrojados, é procurada por quem gosta de receber e tem vida social intensa. A casa hotel é voltada para o descanso e a praticidade, com muitas conveniências no entorno; enquanto a casa galeria tem como foco os amantes de obras de arte.

Outra modalidade que chama atenção e que deve se tornar mais comum nos próximos anos são as casas inteligentes ou smart homes, as quais utilizam tecnologias como automação, robótica e algoritmos inteligentes para monitorar e controlar sensores e câmeras.

Também incluem assistentes digitais que ajudam a gerenciar as atividades da casa, automatizando tarefas rotineiras como fazer o café, subir as persianas, tocar sua playlist de músicas favoritas e controlar a temperatura e iluminação dos ambientes, para manter o conforto e a segurança com praticidade.

Dados do instituto americano de pesquisas ABI apontam que esse mercado ganhou força a partir de 2010. Em 2012, já existiam 1,5 milhão de sistemas autônomos de residências instalados nos Estados Unidos. Já no Brasil, um levantamento da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) feito em 2017, revelou que apenas 2% das residências eram inteligentes.

Traduzindo tendências

Inovando em um mercado onde atua há mais de 40 anos, a AM Construções consegue unir as vantagens de pelo menos três dessas tendências.

Com apartamentos de tamanhos generosos, acima dos 150 metros quadrados, a empresa sediada em São José atende um público que busca espaços grandes e multifuncionais com todo conforto. Também prioriza a boa localização, com condomínios residenciais próximos ao centro comercial da região, para quem quer uma vida mais prática.

Segundo a engenheira civil da empresa, Elisabeth Akiko Guenka Campos, o Lídia Dircksen Residence, entregue este ano, é focado nesses conceitos. “É um prédio de alto padrão, com apartamentos entre 150 e 160 metros quadrados que já estão à venda e atraem um público que busca conforto e espaços maiores”, afirma.

“São apartamentos grandes que agradam as pessoas que estão acostumadas a morar em casas, mas querem a segurança e a praticidade de um condomínio”, acrescenta a engenheira.

A integração dos ambientes, que vem sendo bastante valorizada nos últimos 20 anos, também está presente nesse moderno residencial. Cozinhas, salas e varandas se transformam em amplos espaços a serem explorados simultaneamente, tornando os apartamentos perfeitos para morar, trabalhar e receber.

“Eles possuem espaço para home office, as salas e sacadas são grandes podendo ser integrados ou não. Alguns têm o conceito aberto, com salas e cozinhas que se abrem aos demais ambientes, enquanto outras unidades têm cozinhas separadas, mas com a possibilidade de retirar a parede para a integração, caso o cliente queira”, explica Campos.

Área social: lazer, praticidade e segurança

Além disso, o conforto e a praticidade do Lídia Dircksen se traduzem na ampla infraestrutura de áreas sociais que está relacionada ao conceito da casa clube.

As áreas comuns incluem salão de festas com 250 m² mobiliado, academia com vista para o mar e sauna equipada, sala de jogos, brinquedoteca e sala de jogos infantil, espaço gourmet mobiliado, espaço mulher, playground, três bicicletários, piso cerâmico nas garagens, gerador de emergência, zeladoria e sala do síndico.

Salão de festas para quem quer receber com qualidade - AM Cosntruções/Divulgação
1010

Salão de festas para quem quer receber com qualidade – AM Cosntruções/Divulgação

Fachada do Lídia Dircksen Residence, em São José - AM Construções/Divulgação
110

Fachada do Lídia Dircksen Residence, em São José – AM Construções/Divulgação

Acabamento sofisticado e elegante é marca do acabamento da AM Construções - AM Construções/Divulgação
210

Acabamento sofisticado e elegante é marca do acabamento da AM Construções – AM Construções/Divulgação

Academia também faz parte da área social comum no Lídia Dircksen - AM Construções/Divulgação/ND
310

Academia também faz parte da área social comum no Lídia Dircksen – AM Construções/Divulgação/ND

Sofisticação e elegância na área gourmet do Lídia Dircksen, em São José - AM Construções/Divulgação/ND
410

Sofisticação e elegância na área gourmet do Lídia Dircksen, em São José – AM Construções/Divulgação/ND

Planta baixa de um dos apartamentos do Lídia Dircksen: espaço e conforto - AM Construções/Divulgação
510

Planta baixa de um dos apartamentos do Lídia Dircksen: espaço e conforto – AM Construções/Divulgação

Novidades como Espaço Mulher agregam salão de beleza com lavatório, mesa de manicure, sala de massagem e espaço para pequenos eventos - AM Construções/Divulgação/ND
610

Novidades como Espaço Mulher agregam salão de beleza com lavatório, mesa de manicure, sala de massagem e espaço para pequenos eventos – AM Construções/Divulgação/ND

Sauna faz parte da área social comum no Lídia Dircksen Residence, em São José - AM Construções/Divulgação
710

Sauna faz parte da área social comum no Lídia Dircksen Residence, em São José – AM Construções/Divulgação

Salão de jogos e outras facilidades compõem áreas sociais completas em residenciais sofisticados como o Lídia Dircksen - AM Construções/Divulgação/ND
810

Salão de jogos e outras facilidades compõem áreas sociais completas em residenciais sofisticados como o Lídia Dircksen – AM Construções/Divulgação/ND

Bicicletário traz comodidade aos moradores do Lídia Dircksen - AM Construções/Divulgação
910

Bicicletário traz comodidade aos moradores do Lídia Dircksen – AM Construções/Divulgação

Salão de festas para quem quer receber com qualidade - AM Cosntruções/Divulgação
1010

Salão de festas para quem quer receber com qualidade – AM Cosntruções/Divulgação

Fachada do Lídia Dircksen Residence, em São José - AM Construções/Divulgação
110

Fachada do Lídia Dircksen Residence, em São José – AM Construções/Divulgação

Por fim, há a questão da segurança e da automação. “As janelas possuem controle automático e a entrada dos edifícios da AM têm vigilância automatizada. Também deixamos toda a infraestrutura pronta para automatizar a iluminação e o consumo de água e gás dos apartamentos”, diz a engenheira.

Espaço diferenciado e padrão de qualidade

Essas duas características do residencial Dircksen conquistaram definitivamente a família de Cíntia Izaura Amaral e James Amaral, ambos militares. Pais de quatro filhos entre nove e 17 anos e com uma cachorrinha Yorkshire, a família se mudou em abril deste ano. “Tínhamos um apartamento de três quartos aqui em Campinas, que negociamos para comprar nosso novo imóvel no Lídia Dircksen”, diz James Amaral.

Aposentado, ele conta que procurava algo mais amplo e com conforto, que trouxesse qualidade de vida e segurança. “Encontrei todos esses quesitos aqui. O apartamento é amplo, aconchegante, com área social excelente e ótima localização. Além do acabamento de alto padrão que nos deixou bastante felizes”, afirma.

Em um apartamento de 160 metros quadrados, a família otimizou os espaços criando áreas de estudos com acesso à internet para todos os filhos, que estão tendo aulas online durante a pandemia. Também reduziram a área de serviço, para ampliar a cozinha, planejam integrar a sala de estar com a varanda e instalar fechaduras eletrônicas por impressão digital.

A infraestrutura inclui ainda três vagas de garagem e dois hobby boxes integrados. “Queríamos um lugar onde nossos filhos pudessem estar perto da família enquanto se preparam para o mercado de trabalho. O espaço, a segurança e o padrão de qualidade da AM, que já conhecíamos, foram determinantes para a escolha”, revela James.

Se você também se interessou por esse moderno conceito de moradia, entre em contato com a AM Construções e conheça de perto a novidade: (48) 3035-7510.


Com Agências