Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, durante entrevista coletiva em Washington

Em nome do governo dos Estados Unidos (EUA) e do povo americano, o Secretário de Estado do país, Michael Pompeo, felicitou o Brasil pelo 198º aniversário de sua independência, comemorado nesta segunda-feira (7).

“Os laços entre EUA e Brasil nunca foram tão fortes. Como as duas maiores democracias e economias das Américas, nossa crescente amizade se baseia em valores democráticos compartilhados”, disse o porta-voz em um comunicado. “Enquanto o povo brasileiro comemora, os Estados Unidos desejam a todos os brasileiros um maravilhoso 198º Dia da Independência.”
Em sua manifestação, Pompeo reforçou que as dificuldades impostas pelo surto de coronavírus no mundo não foi um empecilho para acordos comerciais entre os países. “Neste ano, apesar dos desafios colocados pela pandemia de Covid-19, expandimos muito nossa cooperação no comércio bilateral e nos investimentos que ajudam nossas sociedades a florescer”, disse.
E aproveitou para se posicionar com relação a um ponto sensível na geopolítica sul-americana: “Trabalhamos juntos para liderar o hemisfério na promoção dos direitos humanos e da democracia. Nossa parceria é profunda e ampla, com colaboração contínua em segurança e defesa, bem como aeroespacial, ciência, tecnologia, meio ambiente, saúde e inovação”, afirmou Pompeo.
“O apoio contínuo do Brasil ao povo da Venezuela, especialmente aos mais de 264.000 que foram recebidos pelo povo brasileiro, é um modelo para a região e uma demonstração dos valores que compartilhamos.”
O secretário de Estado americano ainda parabenizou o presidente Jair Bolsonaro pelas demonstrações de diplomacia. “As visitas do presidente Bolsonaro aos Estados Unidos reafirmaram nossa aliança estratégica, incluindo a colaboração em pesquisas militares e a assinatura do memorando para catalisar o investimento do setor privado em infraestrutura e estimular o desenvolvimento econômico no hemisfério sul”, disse.


Com Agências