Geladeira Solidária ajuda famílias em vulnerabilidade social em Lages

A geladeira na rua Cirilo Vieira Ramos, no bairro Caça e Tiro, em Lages chama atenção de quem passa pelo local. Na porta a frase “ Geladeira Solidária – Deixe aqui o alimento que está sobrando”, tem feito com que muitas famílias recebam alimentos na cidade. Dentro dela as comidas fresquinhas, verduras, ovos, leite, pão, são abastecidas pelo Instituto Dorvalino Comandolli (IDC), que atende pessoas em vulnerabilidade social em Lages desde 2016. Com a pandemia e com o aumento de desempregados, houve a necessidade de fazer mais, quando surgiu a ideia da geladeira solidária. A manutenção e a qualidade dos alimentos são feitas pelo próprio instituto. Mas, para ficar cheia é preciso a ajuda da comunidade, conforme explica o administrador do IDC, Ilson Barros.

“As pessoas vêm de diversas partes da cidade, vem do centro, vem dos bairros, vem lá do outro lado da cidade para trazer a sua contribuição. Somente colocamos na geladeira aquilo que esteja em condições satisfatórias de uso”, comenta.

O presidente do IDC, Alessander Comandolli, diz que em média o alimento não chega a ficar uma hora na geladeira. Quem precisa pode chegar e pegar. A geladeira fica em frente ao instituo e toda comunidade tem acesso.

“Nós tivemos um caso muito interessante de uma senhora com uma netinha, tinha três ovos dentro da geladeira e ela pegou só dois. E quando questionada ela falou que outra pessoa pode ter fome, também”, conta o presidente.

A ideia deu tão certo que outras três geladeiras já foram doadas para o IDC e serão colocadas em outros pontos da cidade. A manutenção será feita toda pelo instituto, mas a ideia é que a comunidade ajude a abastecer e cuidar, também.

As pessoas que estão doando alimento estão muito conscientes e trazendo produtos de altíssima qualidade. E é isso que nos motiva a continuar. Essa cultura que está se espalhando e eu espero que contagie todos nós pra que a gente mantenha isso”, explica Alessander Comandolli.

Geladeira Solidária recebe alimentos doados pela populaçãoGeladeira Solidária recebe alimentos doados pela população (Foto: Instituto Dorvalino Comandolli / Divulgação)


Com Agências