Frio intenso com possibilidade de neve, ventos e ressaca no mar marcam virada de tempo nesta quarta em Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para temperaturas muito baixas com previsão de neve em algumas cidades do Estado, mar agitado, ventos persistentes e risco de ressaca, alguns fenômenos já a partir da noite desta quarta-feira.  O avanço de uma massa de ar polar nesta quinta-feira (20) provoca o frio amplo e intenso em Santa Catarina.

Nesta quinta, a sensação de frio permanece ao longo do dia com pouca amplitude térmica devido à nebulosidade. Na sexta-feira, as mínimas devem ser muito baixas. Há previsão de -4°C no Planalto Sul, -1°C no Oeste, 0°C no Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana, 3°C no Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí e 6°C no Baixo Vale, Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte.

As temperaturas máximas também serão baixas nestes dois dias, não passando dos 10°C na Serra e dos 14°C nas demais áreas.

Devido as condições de temperaturas muito baixas e alta umidade relativa do ar, existe a chance de neve e chuva congelada nas regiões do Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana, Meio-Oeste e Planalto Norte.

A possibilidade é de que o fenômeno ocorra entre a noite de quinta-feira e manhã de sexta. Não se descarta o acúmulo de neve nas regiões mais altas. Motoristas devem ficar atentos ao risco de gelo na pista.

No sábado e no domingo, as temperaturas mínimas ainda devem ser baixas, com formação de geada ampla, devido a condição de céu aberto.

Mar agitado, ventos e risco de ressaca a partir da tarde desta quarta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para mar agitado e risco de ressaca a partir desta quarta-feira, com ondas de Sudoeste/Sul e picos de altura entre 2,5m a 3m, iniciando na região costeira do Litoral Sul na madrugada de quinta e se espalhando para as demais áreas litorâneas. O aviso é válido até a noite de sexta-feira (21). A combinação da maré de sizigia (lua nova) com a agitação marítima provoca riscos de alagamentos costeiros

A meteorologia da Epagri/Ciram prevê ainda possibilidade de ventos persistentes de quadrante Sudeste. As condições marítimas devem ter início na noite desta quarta. Por conta dos riscos de alagamentos e inundações, o órgão recomenda que a população evite o contato com águas e não dirija em locais alagados.Transitar em pontilhões e pontes submersas também não é indicado pela Defesa Civil. Deve-se ter atenção especial com crianças próximas a rios e ribeirões.

Riscos de ressaca

As ondas de quadrante Sudoeste/Sul, com picos de até três metros de altura, iniciam na região costeira do litoral Sul na madrugada de quinta-feira (20), se espalham para as demais áreas litorâneas. Há risco de ressaca em toda a costa catarinense. A navegação e atividade de pesca devem ser evitadas.

Além disso, é contra-indicado banhar-se no mar a praticar esportes náuticos. Caminhadas e pedaladas nas orlas também não são recomendadas.

Em caso de ressaca, a Defesa Civil alerta para atenção especial com edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão. Embarcações e apetrechos de pesca e maricultura devem ser protegidas.

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line