Festival Guarnicê de Cinema será realizado em outubro pela internet




Por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação será feita pela internet, por meio de uma plataforma de streaming de vídeos.


Festival Guarnicê de Cinema realiza sua 43º edição no Maranhão

O 43º Festival Guarnicê de Cinema será realizado entre os dias 14 e 21 de outubro deste ano, mas de uma forma diferente. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação será feita pela internet, por meio de uma plataforma de streaming de vídeos. Além de haver a possibilidade da realização presencial de algumas ações. O anúncio foi feito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


O Festival, que tem como objetivo a difusão de produções audiovisuais e o intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa, vai contar com mostra competitiva nacional e mostra competitiva de filmes maranhenses.


As mostras competitivas serão compostas por filmes de curtíssima-metragem, curta-metragem, longa-metragem, videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário no formato digital, sobre vários temas, com trabalhos finalizados a partir de outubro de 2018.


Entre os prêmios do festival, estão o de melhor longa nacional, que recebe o Troféu Guarnicê e R$ 23 mil. Além disso, serão premiados o melhor curta nacional, que também recebe o Troféu Guarnicê e mais R$ 12 mil e o Prêmio Assembleia, destinado ao melhor filme feito por maranhenses. Os ganhadores levam a quantia de 10 salários-mínimos.


O festival é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), e tem o apoio de instituições públicas e empresas privadas.


Veja mais informações no edital do Festival Guarnicê.