Estudo da Fundação SOS Mata Atlântica aponta os dez municípios com mais desmatamento em SC

A atividade madeireira ilegal é a que mais prejudica o bioma no Estado

Expansão urbana e agronegócio ameaçam a Mata Atlântica no país, mas em Santa Catarina é a atividade ilegal madeireira a que mais prejudica o bioma. É o que revela o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relativo aos anos 2018 e 2019. 

Em pelo menos dez municípios catarinenses ocorreu desflorestamento. Isso equivale a 710 hectares. Isoladamente, a área pode não ser tão expressiva, mas somada, e considerado o impacto, como em estiagens, é preocupante. Chama a atenção o fato de essa prática ser uma espécie de ‘formiguinha’, a qual nem sempre é percebida de baixo. Por isso, a importância do uso de satélites.

O que as queimadas no Pantanal podem ensinar aos catarinenses
MEIO AMBIENTE

O que as queimadas no Pantanal podem ensinar aos catarinenses

Sob pressão, Bolsonaro é forçado a combater o desmatamento

Sob pressão, Bolsonaro é forçado a combater o desmatamento

— A lei da Mata Atlântica não existe para impedir o desenvolvimento, pois muito dela se aplica em regiões montanhosas onde a agricultura não ocorreu por conta do Código Florestal. Mas o que não pode é praticar o desmatamento em áreas proibidas, como nas Áreas de Preservação Permanente (AAPs), e de Reserva Legal. É preciso considerar que a floresta interfere no clima e com consequências para todos, inclusive das cidades — observa Mario Montovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. 

Montovani alerta que a Mata Atlântica que ainda resta em pé é um ativo econômico importante para estados e municípios. Cita a prestação de serviços que vão da polinização à conservação da água e a estabilidade dos solos, o que faz da floresta importante aliada da agropecuária. Bioma mais próximo dos centros urbanos, carrega ainda uma série de oportunidades para o ecoturismo, um dos atrativos de Santa Catarina.

Treviso
Treviso, em Santa Catarina

Satélite não localiza pequenos desmatamentos

O Atlas mede áreas de desflorestamento maiores que três hectares. Como o satélite não enxerga pequenos desmatamentos, há o risco de a floresta nativa ser derrubada aos poucos.  O ranking informa sobre 100 municípios em 17 estados onde o bioma está presente. Apesar de a Mata Atlântica abranger cerca de 15% do território nacional, hoje restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. O levantamento mostra que a destruição se acentuou nos últimos anos. Desta vez, equivale a 14.502 hectares, crescimento de 27,2% se comparado com os anos de 2017 e 2018.

Operação encontra serrarias que faziam extração ilegal de madeira em reserva indígena de SC
MÉDIO VALE

Operação encontra serrarias que faziam extração ilegal de madeira em reserva indígena de SC

Amazônia pode ser “maior repositório de coronavírus do mundo”
ESTUDO

Amazônia pode ser “maior repositório de coronavírus do mundo”

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo. A expansão das áreas para plantio e criação de gado com a abertura de loteamentos para a população urbana fazem parte dos múltiplos fatores de destruição. O estudo mostra que nas cidades, como nos 10 municípios catarinenses, são desmatamentos pequenos. 

O problema está na soma e no fato de que na natureza tudo está interligado. Um dos serviços que a floresta presta é a conservação dos recursos hídricos. A escassez da água para agricultura e o abastecimento das cidades estão relacionados. A Mata Atlântica é o único bioma no país protegido por uma lei específica, a qual tem instrumentos como os Planos Municipais de Mata Atlântica, como se fosse o Plano Diretor, mais direcionado à área urbana.

Presidente Getúlio
Rio em Presidente Getúlio

Municípios com maior desmatamento em Santa Catarina:

Ponte Serrada

Santa Terezinha

Araquari

São Francisco

São Domingos

Barra Velha

Monte Castelo

São José do Cerrito

Rio dos Cedros

Timbó Grande

Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica

Presidente GetúlioRio em Presidente Getúlio


Com Agências

RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line