Empresário Milton Pennacchi morre aos 88 anos em Presidente Prudente


Ele era diretor presidente da Associação Educacional Toledo. Sepultamento será no Cemitério Municipal Campal. Milton Pennacchi
Reprodução/Facebook
Morreu na manhã deste domingo (20), em Presidente Prudente, o empresário Milton Pennacchi, aos 88 anos. Ele era diretor presidente da Associação Educacional Toledo.
A causa da morte foi insuficiência respiratória, segundo informações da instituição de ensino.
“É com imensa tristeza, que a Toledo Prudente Centro Universitário comunica o falecimento do Diretor Presidente da Associação Educacional Toledo, Milton Pennacchi. O empreendedor, foi o ‘braço direito’ do Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, na fundação da instituição de ensino superior em Presidente Prudente”, diz o comunicado no site oficial da Toledo.
Ainda conforme a instituição, a despedida será das 15h às 16h, no Espaço Toledo, na Vila Furquim, onde sairá com cortejo até o Cemitério Municipal Campal de Presidente Prudente, para sepultamento.
A instituição ressaltou que, devido à pandemia, a despedida será em formato drive-thru no estacionamento do Espaço Toledo. “Pedimos que todos respeitem as medidas de distanciamento social e protocolos de segurança”, diz o comunicado.
O Centro Universitário decretou luto oficial e nesta segunda-feira (21) estarão suspensas todas as atividades acadêmicas e administrativas.
História
Natural de Ouro Fino (MG), Milton Pennacchi nasceu em 9 de maio de 1932. Filho de Ângelo Pennacchi e Maria Joana Guidi Pennacchi, passou sua infância na região. Com 14 anos já trabalhava na sorveteria do tio, onde produzia e criava sabores de sorvetes.
“Seo Milton” como todos o chamam, atuou também no Banco Nacional de Minas Gerais, uma instituição financeira brasileira fundada por Waldomiro de Magalhães Pinto e pelo ex-governador de Minas Gerais José de Magalhães Pinto.
O jovem trabalhou, ainda, na Escola de Engenharia de Lins.
Casamento
Marlene de Toledo e Milton Pennacchi se conheceram quando ela tinha 14 anos e ele 16. Sete anos depois eles se casaram. O casal passou a morar em Bauru (SP), na fazenda da família Toledo. Onde já existia uma sede da Toledo de Ensino.
Marlene de Toledo Pennacchi vem de uma família de nove irmãos, filhos de Maria do Carmo Leite e Antônio Eufrásio de Toledo, o Doutor Toledo.
Início de um sonho
Jovens da região procuraram o Doutor Toledo, por saber que ele era um educador, e apontaram a necessidade em construir uma instituição de ensino superior em Presidente Prudente. Foi então que ele visitou a cidade para conhecê-la.
Amauri Toledo, irmão de Marlene, era responsável pela Escola de Engenharia de Lins e convidou Milton Pennacchi, em 1959, para trabalhar na instituição. Em um dia de conversa entre cunhados, Amauri disse: meu pai acha que vai mudar sua vida. Foi então que Doutor Toledo fez a proposta para que o jovem Milton estivesse à frente da Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente, que já estava em obras.
Presidente Prudente 
Milton Pennacchi e Marlene de Toledo Pennacchi chegaram em Presidente Prudente, com quatro filhos: Andreia, Angela, Antonio e Maria do Carmo. Na época, o município tinha cerca de 70 mil habitantes e estava em expansão. A família passou a morar na Vila Maristela. Ao longo dos anos, chegaram mais dois filhos: Maria Inês e Zelly. 
O Parque Furquim, onde foi instalada a instituição de ensino, tratava-se de um bairro calmo, tranquilo e com poucas casas. Marlene estava à frente como secretária geral. Já Milton fazia “de tudo um pouco”, desde receber um aluno na secretaria, até realizar as contratações e atender às solicitações do Ministério da Educação (MEC).
O primeiro curso, Direito, iniciou em 13 de maio de 1961. Na época, era uma sala em um prédio do Estado na Vila Liberdade. Depois, em 1962, com quatro salas e 121 alunos, transferiram-se para onde é a Toledo Prudente atualmente, pois as obras tinham sido concluídas.
Em 2016, Milton passou a reitoria para as filhas, que assumiram a administração.
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
Leitores On Line