Alunos da Udesc ouvem população para propor solução que agilize consultas do SUS

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Uma pesquisa com usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em Florianópolis pretende levantar dados que ajudarão no desenvolvimento de uma solução para reduzir o tempo de espera para a realização de consultas e exames. O formulário on-line pode ser acessado aqui.

A pesquisa foi elaborada por estudantes da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), no curso de graduação em Administração Pública do Esag (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas), uma das unidades da Udesc em Florianópolis. Com base nos dados, eles desenvolverão uma solução na forma de uma plataforma on-line ou aplicativo móvel.

Um a cada três pacientes faltam a consultas e exames agendados na rede pública de Santa Catarina, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde. Ao longo de 2018, por exemplo, foram mais de 40 mil pacientes faltaram a procedimentos.

“Enquanto temos equipes médicas ociosas, temos também muitas pessoas aguardando por uma consulta com especialista”, explica a estudante Joanna Daudt, integrante da equipe responsável pelo projeto. “E o tempo de espera pode chegar até a três anos, dependendo da especialidade”.

O objetivo da pesquisa on-line é identificar a percepção dos usuários do SUS em relação à marcação e remarcação de consultas e procedimentos médicos. Com base nos resultados, a equipe desenvolverá o protótipo de uma plataforma digital desenhada para minimizar esse problema e trazer mais conforto e agilidade aos cidadãos.

Interdisciplinar

A equipe responsável pelo projeto é formada por sete alunos da 7ª fase do curso de Administração Pública da Udesc Esag. Além de Joanna Daudt, integram o grupo Felipe Flach, Thiago Souza, Marllon de Mello, Lorenzo Breda, Luiz Ricardo de Carvalho e Vitor Kretzer.

O projeto é um trabalho acadêmico que integra três disciplinas do curso: Plataformas de Governo Eletrônico (com o professor José Francisco Salm Júnior), Desenvolvimento de Projetos Públicos (Lucas Carregari Carneiro) e Marketing no Serviço Público (Aline Regina Santos). Os estudantes recebem o desafio de criar uma solução digital para um problema específico.

Mais informações sobre a pesquisa e o projeto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].