Allan Gregorio aponta como a realidade aumentada vai muito além dos filtros do Instagram Stories e pode mudar as nossas vidas

O designer de realidade aumentada Allan Gregorio, ganhou destaque como criador de filtros de AR que já foram baixados por mais de 20 milhões de pessoas.
A realidade aumentada (AR) mudou as regras do jogo e elevou a plataforma do Instagram Stories a um outro patamar de interação e recursos, proporcionando não apenas momentos divertidos e muitos memes, mas também o desenvolvimento desta tecnologia que promete ter imensas utilidades na vida real em um futuro nada distante.
Allan Gregorio, designer e especialista em realidade aumentada para as redes sociais, se tornou conhecido na internet com filtros de AR que criou para o Instagram e que foram adotados por celebridades como Nando Reis e Pabllo Vittar, chegando a 200 milhões de impressões e 20 milhões de downloads. Ele conta como a realidade aumentada fez a diferença no Instagram e na vida das pessoas.
“Já há algum tempo que as tecnologias de realidade aumentada ganharam um papel fundamental nas redes sociais. O Instagram tem tirado o máximo proveito, graças à plataforma Spark AR do Facebook, para que criadores de conteúdo possam dar asas à criatividade e usuários em todo o mundo possam desfrutar das novas funcionalidades. No entanto, a AR não serve apenas para isto, mas graças às redes sociais está se desenvolvendo e sendo adotada mais rapidamente por desenvolvedores e pessoas, dando lugar a uma experiência do usuário e do cliente de forma rica e eficaz, com uma partilha de informações em formatos novos e experimentais.”
Aplicações comerciais
O designer revela que a tecnologia oferece muitas possibilidades para uso comercial: “As marcas já começaram a explorar o poder da realidade aumentada para criar experiências personalizadas, capazes de cativar os consumidores. “E isto vai muito além do Pokemón Go ou dos filtros que adicionam maquiagem e embelezam o rosto no Instagram Stories. Nos Estados Unidos a M&Ms transformou a Times Square de Nova Iorque numa experiência de jogo de realidade aumentada para lançar um novo sabor do seu conhecido produto, como uma forma de envolver o público que promove a eficácia da campanha. A utilização da realidade aumentada pelas marcas e anunciantes têm grandes implicações no espaço publicitário e pode tornar-se uma importante ferramenta de Marketing”
Inovações da AR
Allan Gregorio pontua as principais inovações que serão possíveis brevemente com a adoção cada vez maior da realidade aumentada. “Ao contrário da realidade virtual, que aposta na imersão para entreter os utilizadores com jogos e experiências audiovisuais, a realidade aumentada vai mais além e pode, realmente, mudar o mundo. A tecnologia vai proporcionar uma nova realidade no ambiente de trabalho, em que os ajustes virtuais podem ser regulados mediante botões. Da mesma forma, cada vez mais, vamos passar a ouvir o termo “realidade mista” em que consumidores e/ou profissionais podem interagir confortavelmente com objetos digitais em espaços físicos, e com isso, as marcas vão explorar, de forma crescente, o poder da realidade aumentada para conquistar o público, marcando presença em setores de mercado muito distintos, assumindo-se como aspecto distintivo entre marcas/empresas e profissionais”, conclui o especialista.