Agência BR - A arte da prudência

A arte da prudência

Últimas notícias -

Baltasar Gracián escreveu em 1647 a Arte da Prudência, dedicada à astúcia da razão, apresentando em aforismos normas de comportamento prático. Impõe-se observar e descobrir com rigor, pensar sutilmente, compreender e tirar conclusões sensatas, realizar com eficiência. Afinal, a presteza é a mãe do sucesso.

Tudo que é bem-feito foi realizado com a rapidez adequada. Prudência não significa inação, mas agir com cautela e acerto, sem negligência, e a falta de decisão pode prejudicar mais do que a má execução. O descuido com a estrutura dos serviços públicos essenciais relacionados ao saneamento é
evidente.

O fornecimento de água tratável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e
drenagem frequentemente sofre perdas ou danos ambientais. Diante da carência de recursos e da falta de maiores investimentos para melhoria e ampliação dos sistemas, o mínimo que se espera é o monitoramento e a manutenção de forma periódica e eficaz.

A mediocridade na prestação de serviços relacionados ao uso dos recursos naturais é temerária, pela finitude destes. O homem moderno é um herdeiro afortunado de valiosos recursos naturais, mas encontra-se perdido frente ao amontoado de riquezas, tornando-se perdulário e relapso.

Os órgãos públicos e as empresas concessionárias são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros, não apenas ao consumidor final, mas também ao meio ambiente, pois todas as etapas do ciclo produtivo-distributivo devem prevenir danos ecológicos.

Prudência é monitorar as estruturas relacionadas ao saneamento, como as redes coletoras e as estações de tratamento, e a sua manutenção é indispensável para se evitarem fatos como o ocorrido recentemente na Lagoa da Conceição.

A situação agora exige investimento urgente na contenção da poluição e na recuperação da área, acarretando, além de custos econômicos, a impossibilidade de se usufruir desse belo espaço com segurança. O Ministério Público sempre teve o saneamento como prioridade institucional e continuará zelando pelo seu adequado funcionamento.


Fonte: Com Agências

 


 Leitores On Line