Agência BR - Farmácias não podem vender ou aplicar testes de coronavírus em Santa Catarina

Farmácias não podem vender ou aplicar testes de coronavírus em Santa Catarina

Saúde -

Determinação da Vigilância Sanitária de SC é de que os testes de Covid-19 sejam feitos apenas em hospitais, postos de coleta autorizados ou laboratórios cadastrados

Teste rápido coronavírus
Testes rápidos para diagnóstico de Covid-19
(Foto: Piroschka van de Wouw / AFP)

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus e o surgimento de novos tipos de teste para diagnóstico da Covid-19, em algumas regiões do país farmácias passaram a vender e aplicar testes rápidos nos clientes. Ainda não há regulamentação nacional sobre o tema, mas órgãos estaduais se posicionam proibindo a testagem em farmácias, como no caso de Santa Catarina.

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (Divs) determinou que os testes de Covid-19 sejam feitos apenas em laboratórios clínicos, postos de coleta ou serviços de saúde da rede particular ou privada. Desta forma, é proibida a venda ou aplicação de exames do novo coronavírus em farmácias e drogarias.

A Divs ressalta que a norma vale também para as farmácias que possuem autorizações para a execução de alguns tipos de testes rápidos ou laboratoriais de outras doenças. A situação do coronavírus é tratada de forma diferente e, portanto, outras liminares não têm efeito.

Ainda segundo a Divs, Santa Catarina possui atualmente nove laboratórios privados autorizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que podem fazer o teste RT-PCR de Covid-19 (veja a lista). Trata-se do teste tradicional e mais confiável para diagnóstico da doença, feito com a coleta de material da garganta ou da nasofaringe do paciente.

O coronavírus, conforme determinação dos órgãos de saúde, é de notificação obrigatória e imediata. Qualquer laboratório que fizer um teste positivo para Covid-19 precisa avisar a Secretaria de Saúde do Estado e enviar amostras para o Lacen.

Teste coronavírus
(Foto: Ben Ami Scopinho

Fonte: Com Agências

 


 Leitores On Line