Agência BR - Será que você vai engordar ou emagrecer na quarentena?

Será que você vai engordar ou emagrecer na quarentena?

Saúde -

O isolamento passou a fazer parte do cotidiano de pessoas em todo o mundo e, com ele, um receio latente de como viver com as limitações que o coronavírus nos impõe. Trabalhar em home office, ficar em quarentena com pessoas que você pouco via no dia a dia, limitar a ida ao supermercado, a rotina de academia e passa a usar mais os serviços online.

Com tanta mudança, memes passaram a pipocar nas mídias sociais sobre a possibilidade de todo esse processo de adaptação e de aconchego no lar culminar em uns quilinhos extras. Mas será que não tem como fugir? Será que estar em quarentena precisa resultar em uns quilinhos a mais na balança?

Quem responde isso para você é a nutricionista de Aracaju, Vanessa! Quer saber a resposta de antemão? Emagrecer ou engordar vai depender unicamente de você!

Determine as suas metas

Crie uma rotina alimentar e de exercícios na quarentena.

As metas fazem com que você tenha objetivos a seguir (e não desistir!), e só depende de você essas metas serem alcançadas com sucesso. O ideal é você, inicialmente, colocar metas de curto prazo, para que haja mudança de práticas alimentares ou estilo de vida e não apenas perda de peso.

Exemplos de metas saudáveis:
Comer 3 frutas por dia
Substituir o refrigerante por suco
Caminhar 3 vezes por semana, no mínimo 30 min/dia

Escolha melhor os alimentos

A questão é você saber escolher e pensar na sua meta “Quero perder peso!”.

É extremamente normal, no começo, que você não resista às tentações. Afinal de contas, dizem para você ser saudável, mas o que mais passa na TV é comercial de fast-food, refrigerantes, batata frita, chocolates etc. Então, é manter o foco! Como? Será que consigo? Claro!

Estando em quarentena e com restrição de movimentos, a coisa fica ainda mais complicada. Por isso, optar pelos alimentos menos calóricos, os chamados alimentos de verdade, como verduras, leguminosas etc., pode fazer uma grande diferença no acúmulo calórico no final do dia.

Resista às tentações

– Faça um bom café da manhã. Afinal, é a principal refeição do dia (lembre que você passou a noite toda sem comer).
– Estabeleça uma rotina alimentar, mesmo estando em casa. Café da manhã, um chazinho no meio da manhã/fruta, o horário do almoço, do lanche da tarde, etc. A ideia é alimentar-se regularmente de forma saudável e com menor risco de ficar petiscando sem controle.
– Se for fazer um almoço básico, vejamos um exemplo de prato balanceado: arroz, feijão, carne cozida/grelhada/assada, salada ( 1 pires de chá de legumes cozidos ou 1 pratinho de sobremesa de folhas verdes cruas).
– Não faça compras quando estiver com fome, isso só vai favorecer a comprar mais alimentos com alta intensidade calórica.

Então, como tudo tem um começo, o ideal é ir aos pouquinhos, sem muitas restrições, pois, quanto mais restrita a dieta, mais fácil ganhar peso depois (lembre-se disso!).


Fonte: Com Agências

 


 Leitores On Line