Agência BR - Recall da Volkswagen convoca modelos por problema nos airbags

Recall da Volkswagen convoca modelos por problema nos airbags

Ciência/Tecnologia -

Recall da Volkswagen convoca modelos por problema nos airbags - Foto: Divulgação
Recall da Volkswagen convoca modelos por problema nos airbags - Foto: Divulgação
 

Um recall da Volkswagen convoca diversos veículos por problema no airbags. O defeito afeta os modelos Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol, Voyage, Polo e Polo Sedan, fabricados entre 18/2/2006 e 31/07/2009. Porém, embora já tenha anunciado a campanha, a marca vai emitir um novo comunicado em novembro deste ano com a data precisa de quando os reparos serão feitos.

Recall da Volkswagen: defeito

No comunicado da primeira fase da campanha, a empresa informa ter constatado que o propelente de um lote de gerador de gás pode degradar-se após longos períodos de exposição dos veículos a altas temperaturas, grandes amplitudes térmicas e alta umidade relativa do ar, levando ao rompimento do gerador de gás no caso de deflagração do airbag em um acidente. Caso ocorra o rompimento do gerador de gás, fragmentos metálicos podem ser projetados no interior do veículo com risco de danos físicos e fatais aos ocupantes. A marca não confirma, mas a descrição do defeito é idêntica ao problema dos airbags mortais da Takata.

Abaixo, confira a relação dos modelos convocados.

  • Fox – ano/modelo 2006 a 2009 – chassis não sequenciais 64207152 a 94118584
  • CrossFox – ano/modelo 2006 a 2009 – chassis não sequenciais 64207647 a 94118967
  • SpaceFox – ano/modelo 2006 a 2010 – chassis não sequenciais 6A300180 a AA015813
  • Gol – ano/modelo 2009 – chassis não sequenciais 9P000097 a 9P056802 e 9T000032 a 9T219572
  • Voyage – ano/modelo 2009 – chassis não sequenciais 9T040416 a 9T219703
  • Polo – ano/modelo 2007 a 2008 – chassis não sequenciais 7P017781 a 8P026659
  • Polo Sedan – ano/modelo 2007 a 2008 – chassis não sequenciais 7P007372 a 8P03362

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão aguardar um novo comunicado da empresa, que irá chamá-los para a inspeção e, se necessária, a substituição dos geradores de gás dos airbags. Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e seu site.

Recalls bizarros

Na galeria, relembre alguns casos de recalls bizarros e que marcaram a indústria.

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Fiat Stilo: algumas unidades fabricadas entre 2004 e 2010 tinham um defeito que podia causar a soltura das rodas traseiras durante a condução. Depois do registro de acidentes, a Fiat convocou um recall imediato para substituir o conjunto do cubo da roda. A montadora ainda teve que pagar uma multa de R$ 3 milhões por colocar um produto com defeito de fabricação no mercado - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Stilo: algumas unidades fabricadas entre 2004 e 2010 tinham um defeito que podia causar a soltura das rodas traseiras durante a condução. Depois do registro de acidentes, a Fiat convocou um recall imediato para substituir o conjunto do cubo da roda. A montadora ainda teve que pagar uma multa de R$ 3 milhões por colocar um produto com defeito de fabricação no mercado - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Tipo: depois que algumas unidades pegaram fogo sozinhas, a Fiat convocou um recall para substituir o tubo convergedor de ar quente do motor. Mesmo com a manutenção, alguns veículos continuaram pegando fogo, e foi preciso fazer um segundo chamado para consertar vazamentos de fluido da direção hidráulica, já que o líquido vazava pelo escapamento e provocava os incêndios - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Tipo: depois que algumas unidades pegaram fogo sozinhas, a Fiat convocou um recall para substituir o tubo convergedor de ar quente do motor. Mesmo com a manutenção, alguns veículos continuaram pegando fogo, e foi preciso fazer um segundo chamado para consertar vazamentos de fluido da direção hidráulica, já que o líquido vazava pelo escapamento e provocava os incêndios - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Tipo - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Fiat Tipo - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Ford Pinto: o veículo, que foi barrado no Brasil por conta do nome sugestivo, protagonizou um recall polêmico nos Estados Unidos. Se o carro sofresse uma colisão traseira, o tanque de gasolina podia quebrar e causar uma explosão. Antes de colocar o modelo no mercado, a Ford já sabia do problema, mas fez as contas e percebeu que indenizar possíveis mortes e casos de queimaduras sairia bem mais barato do que regularizar a linha de produção. No final, depois de mortes e ferimentos graves, a montadora convocou as unidades para recall e teve que pagar milhões em indenizações - Foto: 2000Scooby via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND - Foto: 2000Scooby via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND /Garagem 360/ND

Ford Pinto: o veículo, que foi barrado no Brasil por conta do nome sugestivo, protagonizou um recall polêmico nos Estados Unidos. Se o carro sofresse uma colisão traseira, o tanque de gasolina podia quebrar e causar uma explosão. Antes de colocar o modelo no mercado, a Ford já sabia do problema, mas fez as contas e percebeu que indenizar possíveis mortes e casos de queimaduras sairia bem mais barato do que regularizar a linha de produção. No final, depois de mortes e ferimentos graves, a montadora convocou as unidades para recall e teve que pagar milhões em indenizações - Foto: 2000Scooby via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND - Foto: 2000Scooby via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND /Garagem 360/ND

Ford Pinto - Foto: France1978 via Visualhunt.com / CC BY-SA - Foto: France1978 via Visualhunt.com / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Ford Pinto - Foto: France1978 via Visualhunt.com / CC BY-SA - Foto: France1978 via Visualhunt.com / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Citroën C3 Picasso: em 2011, 22 unidades da Inglaterra foram chamadas para recall por conta de um motivo um tanto o quanto exótico: quando o passageiro da frente pisava com força no assoalho do carro, era possível acionar o sistema de frenagem sem querer. Isso acontecia porque as versões inglesas tinham os volantes e pedais migrados para o lado direito da cabine, mas o mecanismo continuava passando por baixo do forro do assoalho da parte esquerda (do passageiro). A solução foi reforçar o isolamento dos fios - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt / CC BY-SA - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Citroën C3 Picasso: em 2011, 22 unidades da Inglaterra foram chamadas para recall por conta de um motivo um tanto o quanto exótico: quando o passageiro da frente pisava com força no assoalho do carro, era possível acionar o sistema de frenagem sem querer. Isso acontecia porque as versões inglesas tinham os volantes e pedais migrados para o lado direito da cabine, mas o mecanismo continuava passando por baixo do forro do assoalho da parte esquerda (do passageiro). A solução foi reforçar o isolamento dos fios - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt / CC BY-SA - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Citroën C3 Picasso - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt.com / CC BY-SA - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt.com / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Citroën C3 Picasso - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt.com / CC BY-SA - Foto: RL GNZLZ via VisualHunt.com / CC BY-SA/Garagem 360/ND

Mercedes-Benz Classe A: durante seu lançamento mundial em 1997, o modelo capotou quando participava do “teste do desvio do alce

Mercedes-Benz Classe A: durante seu lançamento mundial em 1997, o modelo capotou quando participava do “teste do desvio do alce". Para evitar que a situação se repetisse, a montadora implantou um sistema eletrônico de estabilidade e fez mudanças na suspensão sem alterar o valor final do carro - Foto: Carlos Octavio Uranga via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND - Foto: Carlos Octavio Uranga via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND/Garagem 360/ND

Mercedes-Benz Classe A - Foto: Carlos Octavio Uranga via Visual hunt / CC BY-NC-ND - Foto: Carlos Octavio Uranga via Visual hunt / CC BY-NC-ND /Garagem 360/ND

Mercedes-Benz Classe A - Foto: Carlos Octavio Uranga via Visual hunt / CC BY-NC-ND - Foto: Carlos Octavio Uranga via Visual hunt / CC BY-NC-ND /Garagem 360/ND

Airbags mortais: Ao menos 16 pessoas morreram por conta das bolsas infláveis defeituosas da empresa japonesa Takata. Os itens projetaram fragmentos contra os ocupantes. O escândalo foi revelado em 2014 e já atingiu grandes montadoras, como Honda, Toyota, BMW e General Motors, que precisaram realizar convocações para recall de seus carros - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Airbags mortais: Ao menos 16 pessoas morreram por conta das bolsas infláveis defeituosas da empresa japonesa Takata. Os itens projetaram fragmentos contra os ocupantes. O escândalo foi revelado em 2014 e já atingiu grandes montadoras, como Honda, Toyota, BMW e General Motors, que precisaram realizar convocações para recall de seus carros - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Honda foi uma das atingidas pelos Itens defeituosos da Takata - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Honda foi uma das atingidas pelos Itens defeituosos da Takata - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação /Garagem 360/ND

Toyota Corolla: a má fixação do tapete do carro fazia o item deslizar e travar o pedal de aceleração do veículo. Algumas unidades aceleraram sozinhas e causaram acidentes graves. A Toyota convocou mais de 100 mil unidades brasileiras para fazer manutenções no sistema de fixação dos tapetes e explicar a forma ideal de posicioná-los - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Toyota Corolla: a má fixação do tapete do carro fazia o item deslizar e travar o pedal de aceleração do veículo. Algumas unidades aceleraram sozinhas e causaram acidentes graves. A Toyota convocou mais de 100 mil unidades brasileiras para fazer manutenções no sistema de fixação dos tapetes e explicar a forma ideal de posicioná-los - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Toyota Corolla - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Toyota Corolla - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Ford F-150: em 2015, a Ford chamou mais de 12 mil unidades para recall por conta de um problema no sistema de direção. A falha podia provocar a perda de controle da caminhonete e causar acidentes graves - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Ford F-150: em 2015, a Ford chamou mais de 12 mil unidades para recall por conta de um problema no sistema de direção. A falha podia provocar a perda de controle da caminhonete e causar acidentes graves - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Ford F-150 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Ford F-150 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Sonic: logo após o lançamento do modelo nos Estados Unidos, a GM percebeu que mais de quatro mil unidades saíram de fábrica sem as pastilhas de freio. A falha afetava o desempenho do carro e virou motivo de recall - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Sonic: logo após o lançamento do modelo nos Estados Unidos, a GM percebeu que mais de quatro mil unidades saíram de fábrica sem as pastilhas de freio. A falha afetava o desempenho do carro e virou motivo de recall - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Sonic - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Sonic - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Volkswagen Fox: mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil contavam com um defeito que decepava a ponta dos dedos das pessoas que tentavam rebater os bancos do carro. Isso porque o sistema era um pouco “arisco” e funcionava como uma guilhotina. A montadora convocou o recall, modificou o sistema e incluiu avisos indicando a maneira correta de posicionar as mãos e os dedos durante a ação - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Volkswagen Fox: mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil contavam com um defeito que decepava a ponta dos dedos das pessoas que tentavam rebater os bancos do carro. Isso porque o sistema era um pouco “arisco” e funcionava como uma guilhotina. A montadora convocou o recall, modificou o sistema e incluiu avisos indicando a maneira correta de posicionar as mãos e os dedos durante a ação - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Volkswagen Fox - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Volkswagen Fox - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Saturn Ion, Pontiac Pursuit, Pontiac G5, Cobalt, Saturn Ion, HHRs, Pontiac Solstice e Saturn Sky: outro caso polêmic é o recall de mais de um milhão de unidades da GM nos Estados Unidos. A montadora demorou mais de 10 anos para divulgar que os veículos tinham um defeito na ignição. A falha está relacionada a cerca de 13 mortes acidentais e rendeu uma multa de US$ 35 milhões à empresa norte-americana - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Saturn Ion, Pontiac Pursuit, Pontiac G5, Cobalt, Saturn Ion, HHRs, Pontiac Solstice e Saturn Sky: outro caso polêmic é o recall de mais de um milhão de unidades da GM nos Estados Unidos. A montadora demorou mais de 10 anos para divulgar que os veículos tinham um defeito na ignição. A falha está relacionada a cerca de 13 mortes acidentais e rendeu uma multa de US$ 35 milhões à empresa norte-americana - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Cobalt - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Chevrolet Cobalt - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Stilo: algumas unidades fabricadas entre 2004 e 2010 tinham um defeito que podia causar a soltura das rodas traseiras durante a condução. Depois do registro de acidentes, a Fiat convocou um recall imediato para substituir o conjunto do cubo da roda. A montadora ainda teve que pagar uma multa de R$ 3 milhões por colocar um produto com defeito de fabricação no mercado - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Stilo: algumas unidades fabricadas entre 2004 e 2010 tinham um defeito que podia causar a soltura das rodas traseiras durante a condução. Depois do registro de acidentes, a Fiat convocou um recall imediato para substituir o conjunto do cubo da roda. A montadora ainda teve que pagar uma multa de R$ 3 milhões por colocar um produto com defeito de fabricação no mercado - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Tipo: depois que algumas unidades pegaram fogo sozinhas, a Fiat convocou um recall para substituir o tubo convergedor de ar quente do motor. Mesmo com a manutenção, alguns veículos continuaram pegando fogo, e foi preciso fazer um segundo chamado para consertar vazamentos de fluido da direção hidráulica, já que o líquido vazava pelo escapamento e provocava os incêndios - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Fiat Tipo: depois que algumas unidades pegaram fogo sozinhas, a Fiat convocou um recall para substituir o tubo convergedor de ar quente do motor. Mesmo com a manutenção, alguns veículos continuaram pegando fogo, e foi preciso fazer um segundo chamado para consertar vazamentos de fluido da direção hidráulica, já que o líquido vazava pelo escapamento e provocava os incêndios - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND


Fonte: Com Agências

 


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