Turquia quer recuperação da crise nas relações com Rússia

O ministro da Economia da Turquia Nihat Zeybekci falou numa entrevista à Sputnik sobre as perspectivas do desenvolvimento da cooperação entre Rússia e Turquia em contexto de normalização das relações bilaterais.O presidente russo, Vladimir Putin, em encontro com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, em dezembro de 2014
© AFP 2016/ ADEM ALTAN
Degelo nas relações entre Rússia e Turquia é de extrema importância

Está planejada uma reunião dos ministros da economia, agricultura, turismo e energia da Rússia e da Turquia para discutir a cooperação econômica entre as partes. Segundo Zeybekci o objetivo é levar o intercâmbio entre os países ao nível de 100 milhões de dólares.

“Nós já tínhamos realizado uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia Alexei Likhachev. Antes disso, eu tive muitas conversas telefônicas com o ministro da Economia da Rússia Alexei Uliukaev, com quem mantenho relações amigáveis. Nos próximos tempos planejamos realizar uma reunião. É possível que seja realizada em Kazan ou em Moscou. Está marcada uma visita do presidente (Erdogan) à Bielorrússia, é muito possível que na véspera eu chegue a Moscou e de lá parta para a Bielorrússia”.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.
© SPUTNIK/ SERGEY GUNEEV
‘OTAN se preocupa com cooperação energética entre Rússia e Turquia’

O objetivo principal consiste em aumentar o intercâmbio entre os países até 100 milhões de dólares, até o nível que se mantinha antes da crise.

“Necessitamos compensar o dano no prazo mais curto possível e depois continuar a cooperação a partir do lugar em que ela foi interrompida”, disse ele.

Além disso, o ministro turco sublinhou a importância da cooperação entre a Rússia e a Turquia no setor nuclear, estressando os projetos ligados à energia nuclear e à construção de vias para abastecimento de energia.

O ministro acrescentou que o tema de construção do gasoduto “Fluxo Turco” e outros assuntos energéticos deverão ser discutidos durante o encontro dos ministros russos e turcos.

Entretanto, Zeybekci se recusou a deixar algum comentário sobre o dano causado para a economia da Turquia por causa da crise das relações com a Rússia.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com