Sucesso na Carreira: Como agir em caso de discussão no trabalho

O Dia

– É importante não interpretar uma bronca como algo negativo –

Rio – Ter equilíbrio psicológico no momento de discussão em ambiente corporativo é fundamental, porém muitos não conseguem. Antes de cometer qualquer atitude impulsiva, tenha calma.

É importante não interpretar uma bronca como algo negativo. Saiba que, se realmente estiver errado, o funcionário deve retornar em outro momento à sala da chefia para esclarecer os fatos e mostrar interesse em melhorar, ou da mesma forma, se estiver correto e a bronca da chefia for desnecessária, vale recolher provas e esclarecer de forma racional o que aconteceu.

Então tenha calma e saiba analisar a situação, seja humilde. Uma boa reação às críticas é muito valiosa para um bom relacionamento entre patrão e empregado.  

A bronca pode se transformar em algo positivo, o chefe pode enxergar seu esforço em querer melhorar. Exercitar esse comportamento prepara o profissional para o dia a dia e as avaliações de desempenho.

Pergunta e resposta

O que devo fazer se meu chefe me der broca? Não saberia como reagir a chamada de atenção”. Antenor, e-mail

Se você reconhecer que o chefe tem razão, agradeça e diga que vai melhorar e que gostaria de nova conversa para saber se ele percebeu a mudança. É o momento em que pode ser solicitado algum recurso para o erro não se repetir.

Se concordar, é sinal de que precisa rever a postura, o que ajudará no crescimento profissional. Mas se o colaborador discordar do chefe, o grande desafio é não ser reativo. Em geral, a bronca aponta algo que deve ser melhorado. Sugiro que procure entender o fato que gerou a chamada de atenção, perguntando dados e circunstâncias que levaram o chefe a pensar que o funcionário estava agindo mal.

Pode ser que o gestor esteja realmente enganado em sua percepção e haverá oportunidade de reunir fatos e dados para fazer a réplica à crítica.Estar aberto às críticas é uma postura que nos permite crescer profissionalmente. 

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec


Outros destaques: