Rússia: EUA não estão prontos para chegar a acordo sobre questões controversas

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou uma nota nesta quarta-feira (13) afirmando que os Estados Unidos não estão prontos para chegar a acordo sobre temas controversos.

Vista do edifício do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia

A diplomacia russa observou que os trabalhos da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, foram marcados por um alto nível de confrontação.

Embaixada dos EUA em Moscou
© SPUTNIK/ ILIYA PITALEV
Embaixada dos EUA se recusa a comentar status de diplomatas deportados da Rússia

“Infelizmente, a sessão foi caracterizado por um alto nível de confronto, diminuindo as oportunidades de diálogo e cooperação. Isto se deveu ao fato de que os Estados Unidos e alguns outros países ocidentais têm escolhido como principal método de trabalho para a sessão a difamação de ‘dissidentes’ por razões políticas, demonstrando falta de vontade absoluta de buscar acordos para soluções de temas mais controversos da agenda de direitos humanos”, disse a chancelaria.O ministério da Relações Exteriores russo afirmou que, durante a sessão, a delegação russa “acentuou a inadmissibilidade de ‘padrões duplos’ ao considerar a situação dos direitos humanos na Ucrânia, enfatizando a necessidade de uma investigação completa de graves violações e crimes pelas forças de segurança ucranianas, incluindo o uso generalizado de tortura, restrições à liberdade de expressão, perseguição da oposição, e pressão sobre os juízes e advogados”.

A diplomacia russa ainda destacou que “em dez anos de existência, o Conselho de Direitos Humanos da ONU perdeu muito o seu potencial construtivo, voltando à viciosa prática de politização, por causa da qual foi dissolvido o seu formato antecessor – a Comissão de Direitos Humanos”.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com