Rio: Devotos homenageiam Iemanjá em Madureira e Copacabana

29 de dezembro de 2017

O Dia

– Tradicional cerimônia reuniu milhares de devotos na praia para lançar oferendas –

Rio – As homenagens a Iemanjá tomaram conta da Praia de Copacabana no fim da tarde desta sexta-feira. As celebrações para a Rainha do Mar começaram às 10h do outro lado da cidade, no Mercadão de Madureira, na Zona Norte, com a chegada da imagem do orixá ao local.

Pelo 15º ano consecutivo, a festa foi realizada com a carreata seguindo do Mercadão até Copacabana. A imagem de Iemanjá, com dois metros de altura, partiu em direção à praia por volta das 15h, colocada em um caminhão pelo Afoxé Filhos de Ghandi, e seguida por dezenas de ônibus e veículos particulares em carreata, chegando por volta das 18h a Copacabana.

Os barcos com as oferendas ao orixá lançados ao mar foram feitos com materiais biodegradáveis

Os barcos com as oferendas ao orixá lançados ao mar foram feitos com materiais biodegradáveis

Foto: Luiz Ackermann / Agência O Dia

Segundo o organizador do evento, Hélio Simuns, este ano houve uma adesão maior à festa, com estimativas de mais de 10 mil pessoas. “Toda essa polêmica de ataques contra as religiões de raízes africanas provocou uma adesão ainda maior. Quem era adepto mas não vinha se mobilizou para vir”, afirmou.

Nas areias, foram montadas tendas e terreiros de candomblé e houve apresentações religiosas e da cultura afro-brasileira. Os devotos prepararam seus barcos com as oferendas e os lançaram ao mar. Os pescadores da colônia do Posto 6 de Copacabana também participaram. Simuns destacou que os barcos e as oferendas lançados ao mar foram feitos só com materiais biodegradáveis.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com