Rede estadual dará certificado em 2016

O Dia

– Medida é para evitar prejuízo aos alunos –

Rio – Com aulas atrasadas por ocupações e greves, alunos da rede estadual de ensino aprovados em vestibular ou concurso público vão poder receber certificados de conclusão do Ensino Médio, caso a matrícula ocorra antes do fim do ano letivo.

Um decreto publicado ontem no Diário Oficial beneficia estudantes como Louize Braga, de 17 anos. Aluna da Faetec Imbariê, em Duque de Caxias, ela ficou sem aulas por três meses e vai prestar vestibular para Psicologia. Ela e seus colegas estavam preocupados. “Na hora de fazer matrícula para universidades, não sabíamos como seria”, contou.

O secretário estadual de Educação, Wagner Victer, explica que a medida também foi tomada para evitar ações judiciais. “Antecipamos um problema que ia acontecer. Milhares de alunos poderiam ser prejudicados por estarem ainda fazendo reposição”. Para ele, o decreto é uma opção mais rápida ao certificado do Enem, concedido a pessoas com mais de 18 anos que tenham tirado pelo menos 450 pontos nas provas e 500 na redação. O decreto não se estende a alunos que se formam em 2017.

Reportagem da estagiária Alessandra Monnerat


Outros destaques: