Reclamar Adianta: Pesquise antes

O Dia

– Se o objetivo é pechinchar, compre à vista, porque nas compras a prazo, os descontos são menores –

Rio – Controlar o orçamento está difícil. Perdemos o poder de compra e o acesso ao crédito está restrito. Se você, contudo, tem o hábito de pechinchar, está no caminho certo para economizar. Se o objetivo é pechinchar, compre à vista, porque nas compras a prazo, os descontos são menores. Uma dica importante é — antes da compra — pesquisar o valor do produto em lojas físicas e virtuais para se informar sobre os preços do mercado. Isso lhe dará argumentos para convencer o vendedor que a compra só será feita no lugar que oferecer melhor preço.

Qualquer compra pode ter o valor negociado. Mas, negociar nas lojas físicas é mais fácil em razão do contato direto com o vendedor. Embora a pechincha seja uma saída essencial para manter a balança do orçamento doméstico equilibrada, só ela não basta. É fundamental planejar o uso da renda. Sente-se à mesa com um papel com a relação de seus gastos e de sua renda. Esse é o primeiro passo, antes de pechinchar: conhecer a sua realidade financeira.

Portão de embarque

No meu bilhete aéreo constava portão 9B, mas a aeronave saiu do portão R1. Não havia um funcionário sequer da Azul na área de embarque que pudesse me orientar. Não houve uma chamada sonora sequer em meu nome. Perdi o voo por um erro da empresa e não meu! Daniele Amorim, Piedade – Rio de Janeiro.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que está em contato com a Cliente Daniele Amorim para fins de solucionar o caso. Assessoria de Imprensa Azul Linhas Aéreas.

Comprei e não recebi

No dia 4/10 comprei uma TV através do site das Casas Bahia com retirada na loja. A data prevista de entrega era 6/10, fato que não ocorreu e não houve qualquer contato da loja, apesar de o produto constar como entregue pela transportadora. Joyce Fidelis, Honório Gurgel – Rio de Janeiro.

Em atenção ao caso da Sra. Joyce Fidelis, conforme contato telefônico realizado com a cliente esclarecemos que o item já está na loja para retirada. Assessoria de Imprensa Casas Bahia.

Acordo não cumprido

Recebi a proposta da NET para a quitação de uma dívida e reinstalação do serviço de internet wi-fi que eu possuía no meu antigo endereço. Informei à empresa que eu havia me mudado, mas eles informaram que não haveria problema e a reinstalação ocorreria no novo endereço. Mas, não foi isso que aconteceu! Jorge Luiz, Honório Gurgel – Rio de Janeiro.

Em atenção à mensagem do Sr. Jorge Luiz, a NET informa que entrou em contato com o cliente e fez os ajustes necessários no contrato. Assessoria de Imprensa NET

Vazamento de água

Venho solicitar a sua ajuda para resolver um problema de vazamento em um cano da Cedae na porta da minha casa. Por diversas vezes estiveram aqui e não resolveram o problema. Eles alegam que a Cedae não tem material para consertar o vazamento. Mauricio Guapiassu, Piedade – Rio de Janeiro.

A Cedae informa que o reparo na Rua da Capela foi realizado no dia 20/10. Assessoria de Imprensa Cedae.

Dúvidas Frequentes

Com Marcelle Felipe e Felipe, especialista em direito do consumidor

A temporada de matrícula escolar para 2017 já começou e com ela, surgem às dúvidas referentes à reserva de vagas ou pré-matrícula. Segundo a advogada Marcelle Felipe e Felipe, especialista em direito do consumidor, a taxa de matrícula, o motivo da cobrança dessa taxa deve estar previsto no contrato e o motivo do pagamento antecipado deve ser justificado pela instituição de ensino. “É importante lembrar que a matrícula deve estar incluída no valor total do curso. O valor se torna abusivo caso a taxa seja um adicional a anuidade/semestralidade ou até mesmo uma 13ª parcela. Caso, o consumidor desista da matrícula, sem ter começado as aulas, o valor cobrado deverá ser devolvido integralmente. A instituição poderá reter parte do valor, até 10%, caso tenha tido despesas administrativas em razão da matrícula. Essa retenção de valor deverá ser justificada e prevista no contrato”, orienta.

Coluna de Átila Nunes


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