Receita esclarece procedimentos para emitir CPF por meio da internet

Em relação à notícia “Usuários reclamam de problemas em site destinado a retirar CPF”, publicada na edição de ontem, a assessoria da Superintendência de Receita Federal na Bahia afirmou que  “os serviços da Receita Federal estão todos disponíveis na sua página”. Outro posicionamento foi enviado pela direção nacional da Receita.  

“A Receita Federal sempre busca utilizar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Por outro lado, o CPF é um documento que passou a ser utilizado nas mais diversas transações pela sua confiabilidade. Unir facilidade e confiabilidade é um grande desafio”, disse a representação baiana do órgão, em nota. O link disponível é o: https://www. receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp.“A inscrição do CPF no site da Receita Federal foi criada visando à comodidade do cidadão, mas, por questões de segurança, é restrita a contribuintes com idade entre 16 e 25 anos com título de eleitor em situação regular”,  

Sobre o mesmo tema, a sede da Receita Federal em Brasilia afirmou que a obtenção do documento pode ser feita nas entidades conveniadas (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios) – isto é, como os bancários estão em greve, há como alternativa os correios.

“ A inscrição na internet é feita através do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no sítio da Receita Federal. Essa forma de inscrição só pode ser utilizada pela pessoa física que possuir Título de Eleitor. Essa exigência existe para suprir a não apresentação de documentos físicos que aconteceria nas outras formas de atendimento”, afirmou a nota da sede do órgão. “Em razão disso, muitos solicitantes de inscrição CPF na internet acabam deduzindo que há algum problema com o atendimento na página da RFB. Na verdade, não se trata de um problema, mas sim da regra do sistema”. 
 


Outros destaques: