Pesquisa CNT confirma: cerca de 80% das rodovias concedidas no País são ótimas ou boas

 Divulgada nesta quarta-feira, 26, a Pesquisa CNT de Rodovias 2016, que avalia a situação de toda a malha federal e estadual pavimentada do Brasil, aponta que as rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram avaliação superior às que são administradas pelo poder público: 78,7 % da malha concedida pesquisada teve avaliação ótima ou boa.

No ranking das 109 ligações rodoviárias, as 19 melhores rodovias do Brasil são administradas por concessionárias. Vale ressaltar que das 30 melhores rodovias, 27 são concedidas a iniciativa privada.

“O programa brasileiro de concessões de rodovias já tem vinte anos de história e a pesquisa confirma o sucesso do modelo”, afirma César Borges, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR.

“Os resultados das rodovias concedidas são satisfatórios e as perspectivas animadoras. Nos últimos 20 anos, os trechos provados receberam investimentos na ordem de R$ 50 bilhões da iniciativa privada e outros R$ 20 bilhões estão programados para os próximos cinco anos”, completa.

Ao avaliar o estado geral das rodovias sob gestão pública, a pesquisa mostra uma situação inversa das concedidas: 67,1% apresentam algum tipo de deficiência e estão classificados como regular, ruim ou péssimo.

“Como as rodovias são responsáveis pela maioria da movimentação de cargas que circulam pelo País, as más condições de conservação e sinalização das estradas representam um dos principais gargalos. Isso reflete a necessidade constante de investimentos do poder público, somados com a capacidade de atuação da iniciativa privada, expressa nas concessões”, ressalta César Borges.

ESTADO GERAL

Gestão Concedida

Gestão Pública

Positivo

Ótimo

39%

5%

Bom

39,7%

27,9%

Negativo

Regular

19,9%

38,2%

Ruim

1,3%

21,1%

Péssimo

0,1%

7,8%

 

A Pesquisa CNT avaliou um total de 103.259 quilômetros de rodovias, dos quais 20.036 quilômetros (19,4%) foram trechos concedidos.

A Confederação Nacional dos Transportes considera que “a iniciativa privada é menos burocrática e mais eficiente, portanto, consegue definir a aplicação dos recursos de forma mais rápida”.
 

Malha rodoviária pavimentada no Brasil

A pesquisa aponta que a malha rodoviária pavimentada do Brasil é pequena, principalmente quando comparada com a de outros países de dimensão territorial semelhante.

No Brasil, são aproximadamente 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km2 de área, o que corresponde a apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional.

Nos Estados Unidos, são 438,1 km por 1.000 km2 de área. Na China, 359,9 km e na Rússia, 54,3 km.

“O Brasil é um país que necessita, e muito, de investimento em infraestrutura de uma forma geral. Nós precisamos de mais e melhores estradas, de ferrovias, de portos, de aeroportos de transporte pelos mares e rios”, aponta César Borges.

“Nós, simplesmente não exploramos todo o nosso potencial. O que precisamos é eliminar os gargalos da infraestrutura que ainda impedem o pleno desenvolvimento do país.

Para isso, governo e iniciativa privada podem atuar de forma conjunta, cada um a seu modo, somando os melhores esforços para modernizar num curto espaço de tempo a infraestrutura brasileira”, finaliza.

Ranking das melhores rodovias do Brasil

Pos.

Rodovias

Ligação

Concessionária

SP-310/BR-364, SP-348

São Paulo SP – Limeira SP

CCR AutoBan

SP-225/BR-369

Bauru SP – Itirapina SP

Centrovias

BR-050, SP-
330/BR-050

São Paulo SP – Uberaba MG

CCR AutoBan, Intervias, Autovias e Vianorte

SP-070

São Paulo SP – Taubaté SP

Ecopistas

SP-326/BR-364

Barretos SP – Bueno de Andrade SP

AB Triângulo do Sol e Tebe

SP-330/BR-050, SP-333

Ribeirão Preto SP – Borborema SP

AB Triângulo do Sol

SP-255, SP-280/ BR-374

São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP

CCR SPVias, CCR ViaOeste e AB Colinas

SP-255, SP-318,
SP-334, SP-345

Araraquara SP – São
Carlos SP – Franca SP –
Itirapuã SP

AB Triângulo do Sol e Autovias

SP-300

Tietê SP – Jundiaí SP

AB Colinas

10º

SP-322, SP-322/
BR-265, SP-323,
SP-330/BR-050,
SP-351

Catanduva SP –
Taquaritinga SP –
Ribeirão Preto SP

Tebe e Vianorte

11º

SP-065, SP-340

Campinas SP – Jacareí SP S

Rota das Bandeiras

12º

SP-310/BR-364,
SP-310/BR-456,
SP-330/BR-050

Limeira SP – São José do
Rio Preto SP

AB Triângulo do Sol, Centrovias e CCR AutoBan

13º

SP-209, SP-300,
SP-300/BR-154,
SP-300/BR-262

Engenheiro Miller SP –
Jupiá SP

Rodovias do Tietê e ViaRondon

14º

SP-215/BR-267,
SP-350, SP-350/
BR-369

São Carlos SP – S. João
Boa Vista SP – S. José Rio
Pardo SP

Intervias

15º

SP-127, SP-127/
BR-373

Rio Claro SP –
Itapetininga SP

AB Colinas e CCR SPVias

16º

SP-075, SP-340,
SP-342, SP-344

Sorocaba SP – Cascata
SP – Mococa SP

AB Colinas, Renovias e CCR Viaoeste

17º

MG-290, SP-191,
SP-352

Campo do Coxo SP –
Eleutério SP

Intervias

18º

SP-147, SP-147/
BR-373

Piracicaba SP – Mogi Mirim
SP

Intervias

19º

SP-055/BR-101,
SP-150/BR-050,
SP-160

São Paulo SP – São
Vicente SP (Imigrantes/
Anchieta)

Ecovias

 

A pesquisa

Desenvolvida pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, a pesquisa envolve 20 equipes de pesquisadores que trabalharam em 13 de capitais para a coleta das informações, avaliando toda a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais pavimentadas.

Foram levadas em consideração as condições do estado geral, do pavimento, da sinalização e da geometria da via. Também foram apontados os pontos críticos.

Foram analisadas, ainda, as situações viárias por tipo de gestão (pública ou concedida), por estado e regiões geográficas, por corredores rodoviários e por tipo de rodovias (federais ou estaduais). 

O material auxilia nos estudos para que as políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de pesquisa promovam o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária do país.

A Pesquisa CNT de Rodovias 2016 pode ser conferida na íntegra no site da entidade.


Outros destaques: