Personagens da Sésamo ensinam educação financeira para crianças na TV Brasil

A TV Brasil está exibindo em sua programação infantil os conteúdos educativos inéditos da Sésamo relacionados ao projeto Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias.

Transmídia, a ação é composta por 26 episódios da série animada O Desafio do Elmo, oito clipes musicais e quatro vídeos com celebridades, que vão ao ar, de segunda a sexta-feira, na faixa Hora da Criança, além de jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir.

Financiado pela MetLife Foundation, o projeto global Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias pretende apresentar às crianças em idade pré-escolar noções básicas de planejamento e fortalecimento financeiro, proporcionando uma mudança de comportamento. A intenção é que elas levem os conceitos até suas famílias, podendo colocá-los em prática no dia a dia.
 
Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens da Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reuso e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino.
 
A ideia é que o projeto auxilie os pequenos e suas famílias a identificarem sonhos, definirem metas, fazerem planos e entenderem que as escolhas cotidianas podem ajudá-los a alcançar seus objetivos, independente de quais forem eles.
 
Destaque para o game show O Desafio do Elmo, animação que estreou simultaneamente na TV Brasil e na TV Cultura, no dia 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, durante os intervalos das programações infantis das emissoras públicas.

Game show ‘O Desafio do Elmo’ diverte em formato de série animada

O Desafio do Elmo marca a estreia da Sésamo na área de animação. O game show traz o conteúdo da nova fase do projeto de educação financeira e revela os personagens em um divertido jogo de perguntas e respostas. O passatempo é veiculado diariamente, de segunda a sexta-feira, pela TV Brasil, uma vez por dia, na Hora da Criança.
 
Formado por 26 episódios inéditos de animação, a série O Desafio do Elmo traz os queridos personagens da Sésamo aprendendo com situações cotidianas. Quando precisam resolver questões como “quais alimentos saudáveis precisam para um piquenique”, “quais coisas podem doar para a biblioteca” ou “o que podem fazer para economizar eletricidade”, Elmo e seus amigos se veem em um divertido game show.
 
Apresentado pelo fofo e querido monstrinho azul-escuro Grover, e estrelado por Elmo e seus amigos, o jogo de perguntas envolve os pequenos telespectadores e sugere sempre três opções viáveis para cada situação apresentada, ao mesmo tempo em que explica porque uma das alternativas não é apropriada para aquele momento.
 
Desta maneira, conceitos de educação financeira como doar, economizar, planejar, reutilizar e compartilhar são transmitidos às crianças de maneira leve e próxima do seu dia a dia. Os vídeos também mostram a diferença entre necessidades e desejos, discrepância de preços e cuidados que todos precisam ter, não só com suas finanças, mas também com o planeta e com sua própria saúde.

Vídeos reúnem Luana Piovani, Banda Sinara e Danielle Noce

A turma da Sésamo ganha reforço de celebridades no projeto de educação financeira Sonhar, Planejar, Alcançar. Os vídeos inéditos da campanha têm participações da atriz Luana Piovani, da Banda Sinara e da youtuber Danielle Noce. As produções, com duração de um minuto, entram na programação da TV Brasil uma vez por semana, às quartas.

Luana Piovani participa das gravações da Sésamo

Creative Commons – CC BY 3.0Luana Piovani participa das gravações da Sésamo

Reprodução ? TV Brasil

 

Em “Poupar e transformar!”, Bel resolve vender margaridas para juntar dinheiro e, assim, realizar seu sonho. Animada com a ideia, a atriz Luana Piovani resolve ajudar a amiguinha, comprando todas as mudas que Bel está vendendo. No fim, descobre que o sonho de Bel é justamente deixar a Vila Sésamo ainda mais bonita, plantando mais flores por lá. Juntas, elas aprendem que, juntando dinheiro de pouquinho em pouquinho, é possível realizar um sonho.
 
Já no vídeo “É show!”, Elmo conhece os integrantes da Banda Sinara, formada por filho e netos de Gilberto Gil. Como sempre quis cantar com os músicos, o monstrinho sugere uma parceria musical, mas entende que, para que todo grande sonho se realize, é necessário dar pequenos passos. Antes de tudo, eles precisam aquecer a voz. Depois, é hora de ensaiar. Até que, finalmente, eles conseguem se apresentar juntos, como sonhavam.
 
Na produção “Eu quero, mas espero”, a youtuber Danielle Noce está preparando biscoitos de banana quando Come-Come chega, ansioso para comer a fruta e o doce na mesma hora. Dani explica que, se ele atacar as bananas, não terão os ingredientes que precisam para a receita e, consequentemente, não poderão comer cookies. Para saborear os biscoitos, mesmo com muita vontade, Come-Come consegue resistir e esperar até a sobremesa ficar pronta.
 
O último vídeo, “Vamos doar”, envolve a turminha da Sésamo em um estímulo à doação de brinquedos. Os personagens da série destacam a importância dessa atitude altruísta.

Clipes musicais estimulam conscientização de maneira lúdica

Os clipes da campanha Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias são protagonizados pelos personagens da Sésamo. Em formato de musicais com tramas curtas, as produções pretendem construir junto às crianças noções básicas de planejamento e fortalecimento econômico. Eles são veiculados às segundas e sextas na telinha da TV Brasil.
 
Nas histórias, a turma da Vila Sésamo aprende que, quando planejam algo e trabalham em equipe, não apenas o resultado é melhor, como a diversão também é multiplicada. Para as crianças, a mensagem que chega de forma lúdica com alguns dos personagens mais queridos da TV é de que colaboração e empenho são importantes para se alcançar um objetivo.

Exibição na TV Brasil

Os conteúdos, com formato de interprogramas e duração de 1 a 3 minutos, vão ao ar durante a sessão Hora da Criança, de segunda à sexta-feira, nas faixas infantis de 8h15 às 12h30 e 13h40 às 16h00.
 
O planejamento é exibir produções inéditas da Sésamo no decorrer de um mês na grade da emissora. A sequência contempla um episódio inédito do game show O Desafio do Elmo por dia enquanto os novos clipes às segundas e sextas ao passo que os vídeos com celebridades às quartas.
 
Com isso, as atrações educativas de interprogramas entram gradativamente na programação da TV Brasil durante os meses de setembro e outubro nos intervalos da programação infantil. A TV Cultura também é parceira no projeto e exibe os mesmos conteúdos.

Sobre a Sésamo

Sésamo é o guarda chuva que agora engloba uma série de conteúdos produzidos pela Sesame Workshop, em diferentes formatos e para diferentes plataformas, refletindo o momento de globalização e atualização da marca que há 46 anos atua no setor de entretenimento e educação infantis.
 
A série em animação, produzida no Brasil, está alinhada com o novo momento da marca, que agora passa a se chamar Sésamo, uma maneira simples de comunicar ao mundo que a Vila Sésamo do passado se atualizou, assim como as crianças e a forma como eles aprendem. Os amados personagens também se adaptaram a este novo mundo, em que as pessoas consomem conteúdos em diferentes meios e em telas pessoais (smartphones e tablet).
 
Reafirmando sua relevância na indústria de entretenimento infantil, assim como seu compromisso com a educação e o crescimento saudável das crianças, Sésamo é uma marca com uma estratégia 360º, adaptada ao novo cenário dos meios de comunicação.

Sobre o Projeto Sonhar, Planejar, Alcançar

A iniciativa Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias é um programa voltado para as crianças e suas famílias, e se destina a ajudar aqueles que se preocupam em adquirir competências e comportamentos financeiros e saudáveis.
 
O programa é produzido pela Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos por trás de Sésamo, cuja missão é ajudar as crianças a crescer de forma mais inteligente, mais forte e mais amável, e é financiado pela MetLife Foundation.
 
Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/.


Outros destaques: