Parceria garante curso gratuito para novos pintores em Curicica

O Dia

– Seconci-Rio e Abrafati formaram mais de 150 profissionais nos últimos quatro meses –

Rio – Em meio à crise, a profissão de pintor segue em expansão. Hoje, 12,5 mil profissionais estão credenciados no país. E a tendência é de crescimento nos próximos meses. Uma parceria entre a Associação Brasileira de Fabricantes de Tinta (Abrafati) e o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) garantiu a formação de 153 pintores nos últimos quatro meses. Uma turma para novos alunos interessados em aprender o ofício será aberta a partir da próxima quinta-feira, no Centro Profissional da Construção Civil, na Estrada dos Bandeirantes, em Curicica. O curso é gratuito.

São 60 horas de aulas, dadas durante duas semanas consecutivas, de segunda a sexta, das 18h às 22h. Entre os temas abordados, destaque para preparação de superfície, aplicação do produto, percepção de cores, orçamento, planejamento da obra, sistemas e ferramentas de pintura. “Estamos contribuindo para que o país conte com profissionais cada vez mais preparados”, garante Telma Florêncio, gerente da Abrafati.

O ex-aluno Sancler dos Santos, por exemplo, já fazia ‘bicos’ como pintor há oito anos. Depois do curso, garante que está mais qualificado para atuar no setor. “Aqui, realmente aprendi técnicas e novidades. Indico também a todo profissional da área”, afirma. Também é o caso de Fábio de Souza. “Agora, me sinto mais confiante em fazer uma pintura e oferecer um trabalho de qualidade. Aprendi muito”.

Sancler e Fábio são exemplos de ex-alunos e novos pintores profissionais, que passam a figurar no portal destinado a profissionais da área no site da Abrafati, onde podem receber ofertas de trabalho. O programa também está em atividade em São Paulo. “Eles estão qualificados. Após uma experiência em obras, podem ser contratados pelo portal. E vamos continuar com esse projeto em 2017”, antecipa Ana Cláudia Gomes, gerente de relações instituições do Seconci-Rio. Para participar, os interessados devem fazer agendamento pelo telefone 2101-2565 ou pelo e-mail qualificacao@seconci-rio.com.br


Outros destaques: