Padre Omar: Não tenha um coração endurecido

O Dia

– Que o Senhor nos ajude a ter sempre um coração desapegado, porque um coração endurecido nos afasta uns dos outros e também de Deus… –

Rio – Já reparou como é fácil nos entretermos com a nossa própria vida? Mais ainda quando ficamos presos às nossas metas pessoais e ao que construímos, sem dar espaço para percebermos quem está ao nosso lado e suas necessidades… Não fazemos nada por maldade! Mas não se pode negar que aquilo que consideramos como “ nossa riqueza” tem o poder de nos cegar para o que está ao redor, se não formos vigilantes e atentos.

Observe que um coração “de pedra” pode até nos fazer deixar de crer! Porque podemos considerar que tudo o que nos diz respeito é mais importante… O evangelho deste domingo narra um personagem rico, que estava sempre com “roupas finas e elegantes” e fazia “festas esplêndidas todos os dias”. Ele era tão voltado para suas próprias atividades que não percebia o pobre Lázaro, necessitado, por perto. Seu coração estava endurecido! Talvez ele se julgasse superior, mais importante… Ou talvez simplesmente não percebesse o que estava vivendo… Mas ele não pensava no resto da sua vida, no que deixaria de herança espiritual — e não material! — à sua família e nem na vida eterna.

A sociedade nos diz para vivermos bem o hoje e deixarmos o amanhã para amanhã… Mas é preciso viver o agora sem perder a perspectiva do futuro! Não podemos ser inconsequentes! Devemos, sim, nos preocupar com o que estamos plantando no coração das pessoas que amamos, no que estamos deixando de exemplo, investir na formação espiritual, buscar viver a santidade das coisas simples do dia a dia. Tudo isso nos aproxima dos irmãos e também de Deus!

Um coração desapegado dos bens materiais favorece a abertura ao transcendente… E isso ajuda a enxergar que, ricos ou pobres, somos todos iguais e passaremos pelo mesmo processo: a morte. Só que a forma como agimos vai determinar a vida eterna que teremos: junto de Deus ou longe dele. Cabe a nós a opção diária, por atitudes.

Que o Senhor nos ajude a ter sempre um coração desapegado, porque um coração endurecido nos afasta uns dos outros e também de Deus…


Outros destaques: