Obras de arte integradas à natureza no Rio

O Dia

– Mostra ‘Intervenções’ reúne trabalhos de 14 artistas nos jardins do Museu da República –

Rio – Arte em meio à natureza. Entre amanhã e o dia 2 de outubro, os jardins do Museu da República, no Catete, recebem o projeto Intervenções Bradesco ArtRio, que apresenta obras de 14 artistas ao público. A entrada é gratuita. “Cordas, fios, ferro, tecidos e esculturas, e uma variedade de materiais conversam sobre arte, sobre vida, sobre tempo e ritmo interno. Todos poderão participar e compreender que a arte tem também uma função social, mágica, que reflete o ambiente e o pensamento artístico contemporâneo”, explica Isabel Portella, curadora do projeto.

A seleção dos artistas participantes da mostra foi feita durante seis meses. Nesse período, eles tiveram que produzir obras de arte em grande escala que se misturassem ao ambiente dos jardins.

Sobre a escolha de um local ao ar livre, Isabel explica: “A arte sem paredes como suporte, sem limites, sem portas de entrada, ganhando jardins e parques, proporciona diferentes e incontáveis leituras. Interage com os que passam por ali despertando a curiosidade e levando à reflexão sobre o papel das manifestações artísticas no cotidiano de uma cidade frenética”.

Feira de arte

A mostra acontece simultaneamente à sexta edição da Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro (ArtRio), realizada no Pier Mauá. O evento é reconhecido como um dos principais da América Latina e reúne obras de artistas renomados e de novos também. A ArtRio começa na quinta-feira e termina também no dia 2 de outubro.

“Quero que todos venham à mostra para apreciar essas esculturas, essas obras lindas! Além disso, é um programa gratuito, e o local é fácil de chegar”, convida Isabel.

Reportagem de Guilherme Guagliardi


Outros destaques: