Niterói será sede da II Etapa do Estadual de Canoas Havaianas

10 de junho de 2017

Luiz Almeida

– Dividida em seis categorias distintas – OC6 Open Masculina e Feminina, e OC6 Estreante, Máster, Sênior e Golden -, a regata vai ter percursos entre 8,5 e 12 quilômetros –

Rio – Capital da vela do Brasil, Niterói vai abrir uma excessão no próximo domingo. A cidade será sede da II Etapa do Estadual de Canoas Havaianas. Organizada pela Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), com apoio da Escola de Remo do Niterói Hoe e da Prefeitura de Niterói, a competição acontecerá na Praia de Charitas. São esperados mais de 400 competidores.

A canoa havaiana tem história milenar%2C tendo surgido há mais de três mil anos na região da Polinésia

A canoa havaiana tem história milenar%2C tendo surgido há mais de três mil anos na região da Polinésia

Foto: Divulgação

Dividida em seis categorias distintas – OC6 Open Masculina e Feminina, e OC6 Estreante, Máster, Sênior e Golden -, a regata vai ter percursos entre 8,5 e 12 quilômetros. De acordo com a organização do torneio, os remadores vão sair da Praia de Charitas (em frente ao Aeroclube) e seguirão em direção à Praia de Icaraí, passando por trás da Ilha do Cardos, para, em seguida, retornarem ao ponto de partida.

As provas estão previstas para começar às 8h, com a largada das categorias Sênior Masculino e Feminino, com competidores acima 40 anos. Às 9h será a vez da Open Masculino e Feminino. Às 10h haverá a Master Masculino e Feminino (acima dos 50 anos).

Já às 11h está programada a categoria Golden, com competidores com idades acima dos 60 anos. Ao meio-dia, largada da Estreante Masculino e Feminino, enquanto que, às 13h, haverá a prova da Mista Open (atletas de ambos os sexos).

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas, Niterói, que já é consagrada como a cidade da vela, tem várias credenciais para sediar a II Etapa do Estadual de Canoas Havaianas. “Temos excelentes raias para a prática do esporte. Nossas águas são perfeitas e favoráveis. Tanto é que das quatro etapas, duas serão realizadas na cidade, que também deverá receber a final, em Itaipu”, comemora o secretário de Esporte e lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas.

HISTÓRIA DO ESPORTE

A canoa havaiana tem história milenar, tendo surgido há mais de três mil anos na região da Polinésia, um conjunto de ilhas em pleno Oceano Pacífico, entre a Austrália e os Estados Unidos. Inicialmente utilizada como meio de transporte, elas também passaram a ser usadas em esportes individuais e coletivos.  

Os principais modelos são OC-6 e V-6. A primeira — OC remete à expressão em inglês Ourtigger Canoe — é a canoa polinésia para seis pessoas e usada nas ilhas do arquipélago da região do Havaí. Já a segunda, também para seis ocupantes, é utilizada no Taiti e a Polinésia Francesa — o V é uma derivação de Va’a, Wa’a ou Waka, uma nomenclatura das canoas no idioma polinésio.

PROGRAMAÇÃO

8h – Largada das categorias: Sênior Masculino e Feminino (Acima 40 anos).
9h – Largada das categorias: Open Masculino e Feminino.
10h – Largada das categorias: Master Masculino e Feminino (Acima dos 50 anos).
11h – Largada da categoria Golden (Acima dos 60 anos).
12h – Largada das categorias: estreante Masculino e Feminino.
13h – Largada da categoria Mista Open

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Leitores On Line