Nelson Vasconcelos: A mentira, nada além da mentira

O Dia

– Parece que a gente separa o joio do trigo e aproveita somente o joio –

Rio – A campanha pelo segundo turno destas eleições já se encerra. Espero, sem muita fé, que tenhamos aprendido a ver o que é verdade e o que é mentira na internet durante esse jogo meio asqueroso. Parece que a gente separa o joio do trigo e aproveita somente o joio. E assim vamos acreditando em tudo.

Mas este não é um problema exclusivamente brasileiro. Agora mesmo foi divulgado um caso curioso lá na Rússia. Trata-se do perfil do bilionário Boris Bork no Instagram. Podre de rico, ele se exibia em carrões, bons restaurantes, belas roupas etc. Uma vida invejável.

Como a inveja é que manda, o sujeito acabou ganhando milhares de seguidores. Só que era tudo falso. Os dois autores da farsa assumiram que queriam justamente mostrar que é muito fácil criar uma celebridade nas redes sociais. Como bem sabe, aliás, o policial da Federal que ficou famoso ao conduzir o deputado cassado Eduardo Cunha para a cadeia.

Asus apresenta as suas armas

E quando menos se espera, o fim do ano vai chegando. Com ele, chegam também os lançamentos da área de tecnologia. Esta semana foi a vez da Asus, que apresentou o seu Zenfone 3Max em duas versões. Belas máquinas, rápidas e eficientes, com boas câmeras e processamento esperto.

Preço? Por volta de R$ 1.800 — muito abaixo dos concorrentes diretos, como Samsung e Lenovo. Mesmo assim, será que é muita grana? Aí é a tal história: se você usa smartphone somente para jogos idiotas e fofoquinhas, talvez seja caro, mas você que sabe. Se for para o seu trabalho, deixa de ser um gasto para tornar-se um investimento.

Abrindo seus próprios caminhos

Está chegando a hora do Picnic Brasil 2016, festival de inovação já famoso mundo afora. Entre outros tantos eventos previstos, vale conferir a palestra do Mitch Altman, um dos hackers mais respeitados do mundo, que vai trocar ideias sobre a cultura do “faça-você-mesmo”.

É um recado importante para quem está pensando em ganhar a vida. O emprego, tal como conhecíamos antigamente, já sumiu há algum tempo, e o jeitão é trabalhar por conta própria. O Picnic vai ocupar o Parque Lage entre 3 e 5 de novembro. A programação está em picnicbrasil.com.


Outros destaques: