Mundial de surf: baiano avança para 3ª fase da competição em Portugal

O baiano Arthur Cerqueira avançou para a 3ª fase do Mundial Sub-18 da ISA – International Surfing Association, disputado em Açores, em Portugal. Essa é a primeira edição do evento depois da inclusão do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, em 2020. Na bateria que garantiu Arthur na próxima fase da competição, ele começou liderando com uma nota 3.00, mas teve dificuldade para ampliar seu somatório e caiu para segundo lugar. 

Nos segundos finais, o baiano melhorou sua pontuação com 2.70 e garantiu a segunda vaga no duelo vencido pelo mexicano Andres Alvarez, autor de 3.67 e 2.43. Agora, Arthur vai enfrentar o costa-riquenho Oscar Urbina, o norte-americano Luke Marks e o australiano Quinn Bruce.

“O nível aqui é muito alto.  É um orgulho enorme representar o Brasil, ainda mais agora com toda essa valorização do nosso esporte, que se tornou olímpico. Espero seguir firme nessa disputa e voltar pra casa com excelentes resultados e boas histórias pra contar”, disse o surfista de 17 anos.

Arthur Cerqueira briga para entrar ao seleto grupo de campeões dessa competição que tem grandes nomes do surfe mundial como Gabriel Medina, Julian Wilson, Jordy Smith, Alejo Muniz, Filipe Toledo, e Tyler Wright. Além do baiano da Vila do Diogo, localizada no município de Mata de São João, a seleção brasileira júnior está sendo representada pelo paulista Weslley Dantas, pelo paraibano Jonas Marretinha e pelo pernambucano Raul Borman.


Outros destaques: