Morre o jornalista e ex-presidente da antiga Radiobras Antônio Martins

O jornalista Antônio Martins de Vasconcelos morreu na tarde de ontem (28), aos 77 anos, em função de complicações resultantes da Esclerose Lateral Amiotrófica. Antônio Martins foi presidente da antiga Radiobras, atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante o governo do presidente José Sarney. O velório será amanhã às 11h30 e o enterro às 15h no Cemitério da Boa Esperança, em Brasília (DF).

Nascido em Crateús (CE), Martins estudou em convento, tornou-se padre, mas deixou a batina para se dedicar ao jornalismo, iniciando a carreira no Recife. Mais tarde, ele veio para Brasília e se tornou um jornalista importante e reconhecido, principalmente no mundo político. Segundo o jornalista e fotógrafo Orlando Brito, que foi amigo de Martins, não havia um político importante que não quisesse ouvi-lo. “Ele tinha uma visão muito grande sobre a democracia”, disse.

Brito disse que, á frente da antiga Radiobras, Martins foi um presidente empreendedor, muito ativo e que colocou jornalistas da empresa para viajar para o interior do país, o que não era comum naquela época. Após sair da Radiobras, Martins fundou a empresa Som e Letras, que distribui material radiofônico para todo o país. Segundo Brito, Martins nunca abandonou o jornalismo.


Outros destaques: