Informe do DIA: Após últimas pesquisas, Psol começa a criticar Jandira na web

Paulo Cappelli

– Números apontam crescimento da candidata do PcdoB, que teria encostado em Marcelo Freixo, hoje na segunda posição –

Rio – Tecnicamente empatados, os candidatos de esquerda Marcelo Freixo (Psol) e Jandira Feghali (PCdoB) selaram um pacto de não agressão antes da campanha. Com a divulgação das últimas pesquisas, no entanto, o Psol começou a criticar a adversária nas redes sociais — os números apontam crescimento da comunista, que teria encostado no socialista, hoje na segunda posição.

Ligado à tendência Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST), o vereador Babá escreveu ontem no Facebook que, mesmo tendo um minuto e meio de propaganda na TV, Jandira permanece atrás de Freixo. “Isso mostra como é difícil convencer as pessoas a votarem em PCdoB e PT”. O psolista também postou que Freixo é o único com chances de derrotar Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno.

Voto útil

Isolado na primeira colocação em todas as pesquisas, Marcelo Crivella (PRB) prefere enfrentar um nome da esquerda ao candidato do governo, Pedro Paulo Carvalho (PMDB), no segundo turno. Sobre isso, um experiente político do estado brinca: “Não duvido nada que, no primeiro turno, o Crivella vote na Jandira.”

Rejeição

Pedro Paulo minimiza o aumento de seu índice de rejeição. Diz que a situação do governo estadual, hoje quebrado, preocupa mais do que as denúncias de agressão à ex-mulher — o caso foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal, mas concorrentes ainda exploram o tema.

Velhos amigos

O peemedebista ironiza ex-aliados, hoje adversários: “A cada debate na TV, me sinto numa reunião do antigo secretariado do Paes. Olho para um lado, vejo a Jandira; para outro, vejo o Indio (da Costa, do PSD); e ainda tem o (Carlos) Osorio (do PSDB).

Propaganda

A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito Nelson Bornier (PMDB), candidato à reeleição, retire do ar propagandas em que mostra bens públicos móveis e imóveis. A ação foi movida pelo adversário Rogério Lisboa (PR).

Caixa de entrada

Secretário estadual de Educação, Wagner Victer recebeu ontem 50 e-mails de professores de Educação Física. Isto, por ter se posicionado contra o fim da obrigatoriedade da matéria nas escolas públicas.


Outros destaques: