Gabinete de Intervenção Federal publica plano estratégico para o Rio

Publicado hoje (20) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o Plano Estratégico da Intervenção Federal destaca, entre os principais pontos positivos para sua implantação, a sensação de insegurança manifestada pela população e a credibilidade nas Forças Armadas. O plano tem entrada em vigor imediata com orçamento de R$ 1 bilhão, exclusivo para aquisições e contratações de serviços diversos solicitados ao governo federal, considerados imprescindíveis para execução da missão.

Uma das decisões é o deslocamento de policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) para os batalhões, o que deve ocorrer até 31 de dezembro deste ano. O mesmo prazo é previsto para a recomposição da frota de viaturas da PM do estado e para as ações de segurança comunitária, com a estabilização das comunidades, a desobstrução de vias e o  patrulhamento.

A renovação da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) deverá ser concluída até outubro próximo. A ideia é desenvolver um sistema unificado de chamadas de emergência no CICC até 31 de dezembro. Até novembro, o interventor, o general de Exército Walter Souza Braga Netto, deverá visitar e inspecionar batalhões e estabelecimentos de ensino das polícias civil e militar do Rio de Janeiro, além do sistema penitenciário e as instituições de segurança pública de outros estados.

No âmbito prisional, o Plano Estratégico prevê estabelecer nova estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que terá novo regimento interno. Serão contratadas empresas para fornecimento de alimentação para os presos e funcionários da Seap.

A primeira estratégia tem previsão de conclusão até 31 de dezembro, enquanto a segunda deverá ser definida até o final deste mês de julho.

Redução da criminalidade

O objetivo estabelecido pelo interventor é reduzir os índices de criminalidade e elevar a sensação de segurança pela população fluminense. O documento cita estatística do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), segundo a qual a criminalidade organizada gera lucro da ordem de US$ 870 bilhões por ano, em todo o mundo, ameaçando a paz global e a segurança das pessoas. No Brasil, a Política Nacional de Inteligência (PIN), editada em 2016, destacou que a criminalidade e a corrupção constituem as principais ameaças e preocupação da população.

Situação

O diagnóstico feito pelo Gabinete de Intervenção mostra que é “caótica” a situação no Rio de Janeiro, resultante da “crise política, moral e econômica” que atinge o estado, com a proliferação de casos de corrupção em todos os níveis e poderes do governo fluminense. A isso se somam atrasos no pagamento dos servidores, inclusive os da área de segurança pública, ameaça de desabastecimento, em decorrência do roubo de cargas, e o aumento da criminalidade.

No ambiente interno, entre os pontos fortes enumerados pelo documento, destaque para a respeitabilidade institucional, a experiência no planejamento de operações militares e interagências, a proximidade geográfica entre as principais instituições de segurança pública do Rio de Janeiro.

Como pontos fracos, o documento ressalta a ausência de estrutura logística adequada nos órgãos estaduais de segurança pública, a baixa eficiência e eficácia de desempenho desses órgãos fluminenses, deficiência de gestão dos recursos, carência de recursos materiais e humanos melhor qualificados para o desempenho de suas funções.

4 Comentários

  • I just want to say I am very new to blogging and truly loved your web page. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You surely have terrific writings. Bless you for sharing your website.

  • Good – I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all tabs as well as related information ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, site theme . a tones way for your client to communicate. Nice task.

  • I as well as my friends ended up going through the nice information located on your web blog and then before long came up with a terrible suspicion I had not expressed respect to the web site owner for those strategies. These ladies are already so stimulated to study them and have in fact been using those things. Appreciation for truly being well considerate as well as for making a decision on varieties of brilliant subject matter millions of individuals are really wanting to discover. Our honest apologies for not expressing appreciation to you earlier.

  • I want to to thank you for this great read!! I absolutely enjoyed every little bit of it. I’ve got you saved as a favorite to look at new stuff you post…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com