Freixo discursa na Cinelândia após resultado: 'Outra luta começa hoje'

O Dia

– Candidato derrotado à Prefeitura discursou para Cinelândia lotada. ‘Devolvemos a alegria de fazer política nessa cidade’ –

Rio – O deputado estadual e candidato derrotado à prefeitura Marcelo Freixo (Psol) fez um discurso enfático na Cinelândia, no Centro do Rio, no início da noite deste domingo, após confirmado o resultado ao pleito municipal. Marcelo Crivella (PRB), seu adversário, venceu a disputa com mais de 59% dos votos.  Ao seu lado, estavam sua vice, Luciana Boiteux, e deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ).

“Não foram poucos que se emocionaram na hora de pedir voto e votar. A campanha foi colaborativa do início ao fim. Nada termina hoje e outra luta começa. O Rio serve de exemplo para o Brasil inteiro. Nós vencemos essa eleição. Nós vencemos porque a nossa vida não é movida exclusivamente pela pauta das urnas. Nós devolvemos as pessoas pra praça pública, devolvemos a alegria e a emoção de se fazer política no Rio”, disse.

Freixo também atacou Crivella e destacou a importância de ter vereadores eleitos de seu partido na Câmara. “Não é qualquer coisa que acontece neste momento. Não marcamos encontro em clube ou lugar fechado (se referindo à campanha de Crivella, que discursou em um clube em Bangu, na Zona Oeste), nossa luta é na praça pública. Todos disseram que não estariam com ele (Crivella), estão lá no clube. Nosso sonho é coletivo. É de suma importância termos cadeiras na Câmara, como a Marielle e o Tarcísio”, disse, pedindo aplausos aos vereadores eleitos.

O deputado também ressaltou a mobilização dos eleitores, de dentro e fora do Rio, que financiaram sua campanha. “Foi uma das campanhas mais bonitas, representativas e emocionantes da história deste país. Meu programa é, sem dúvidas, o melhor já feito para o Rio. Olha essa praça. Foram vocês que fizeram isso tudo acontecer. É uma vitoria extraordinária da democracia.  Fizemos uma campanha sem nenhuma pesquisa qualitativa. Isso nunca aconteceu. Agradeço muito à minha militância”. 

Muitos eleitores se emocionaram com o discurso de Freixo e o aplaudiram após suas falas. Após o discurso, gritos de ‘valeu Freixo’, ‘fora Crivella’ e ‘fora Temer’. Freixo também rechaçou possibilidades de concorrer ao governo estadual em 2018 ou à prefeitura em 2020. “Nesse momento não adianta pensar nisso. Está longe. Quero discutir o que faremos esse mês. Fui, minha vida inteira, um militante dos direitos humanos. É vou continuar sendo. Isso nunca foi defender crime, defender violência. Nós vamos, sim, estar do lado dos que mais precisam”, enfatizou. 

O deputado também mencionou a crise da esquerda no país. “Renasce no rio um projeto de esquerda responsável, capaz de disputar a cidade”. 

Reportagem do estagiário Caio Sartori


Outros destaques: