Fique de olho no coração

O Dia

– Médicos apontam fatores que podem levar a graves doenças cardiovasculares, que causam maioria das mortes em todo o mundo. É preciso atenção aos sinais –

Rio – O quanto você conhece sobre o seu coração? O órgão tem a função de bombear o sangue para o corpo e uma data no calendário mundial só para ele: 29 de setembro. Esquecer de cuidar bem do coração implica em sérios riscos: as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no mundo, 17,3 milhões de vítimas por ano, o dobro de todos os tipos de câncer juntos. Para combater o problema, a melhor arma é a informação.

Cerca de 80% das mortes prematuras poderiam ser evitadas com mudança de hábitos. São quatro os principais fatores que ameaçam seu coração e devem ser mudados: fumo, dieta desequilibrada, sedentarismo e consumo excessivo de álcool.

É importante se manter alerta, visitando o médico regularmente, mesmo sem notar sintoma algum. Uma em cada três pessoas com obstruções nas artérias do coração tem morte súbita, sem sinais anteriores. “Todas as doenças são traiçoeiras, mas as de coração são muito mais”, afirma o cardiologista Dante Senra.

Os primeiros sinais de um infarto são dores no lado esquerdo do peito, que podem irradiar para pescoço, queixo e braço esquerdo, vômitos, náuseas e suor frio. O cardiologista do Hospital São Cristóvão Fernando Barreto aconselha correr para o médico: “Há um ditado em cardiologia que diz que tempo é músculo. Ou seja, quanto antes for atendido, menos danos ao músculo cardíaco”.

Para homens acima dos 35 anos, o cuidado deve ser redobrado. As mulheres costumam correr riscos maiores após a menopausa. Proteger-se de emoções fortes também é fundamental para a saúde cardiovascular. O “coração partido” a prejudica de verdade – existe até uma síndrome com este nome, a cardiomiopatia de Takotsubo. 

Teste do coração

1. Uma dieta saudável deve ter ao menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. A quanto equivale uma porção?

A) 50 g
B) 80 g
C) 100 g

2. Que tipo de gordura aumenta o nível de colesterol?

A) Não saturada
B) Trans

3. Qual a quantidade de exercícios físicos moderados um adulto entre 18 e 64 anos deve praticar por semana para manter o coração saudável?

A) 50 minutos
B) 120 minutos
C) 150 minutos

4. Você parou de fumar. Daqui a quantos anos seu risco de doenças cardíacas será igual ao de um não fumante?

A) 15 anos
B) 20 anos
C) Nunca

5. Qual é a mais frequente causa de morte provocada pela exposição indireta ao cigarro?

A) Câncer de pulmão
B) Pneumonia
C) Doenças cardiovasculares

6. Quais medidas são necessárias para calcular seu índice de massa corporal (IMC)?

A) Peso e altura
B) Altura e pressão sanguínea
C) Altura e circunferência da cintura

7. Qual é o tipo de colesterol ruim?

A) LDL
B) HDL

Respostas: 1 – B; 2 – B; 3 – C; 4 – A; 5 – C; 6 – A; 7 – A

Reportagem da estagiária Alessandra Monnerat


Outros destaques: