Estudantes de Biguaçu vão às urnas eleger vereadores mirins

No decorrer da semana, escolas integrantes do projeto educacional Câmara Mirim de Biguaçu realizaram a eleição para o novo vereador e suplente mirim, que representará sua unidade escolar para o biênio 2017-2018. No dia 18 de abril, foi a vez de os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro, em Sorocaba de Dentro, irem às urnas conceder o voto a uma das quatro candidatas inscritas para o pleito eleitoral.

unnamed

Cerca de 90 alunos participaram do processo, que elegeu Bárbara Regina Silva da Costa, como vereadora mirim, e Lívia Juliana Feltz, como suplente mirim. Na próxima semana, será a vez da Escola Especial Leandro de Azevedo – a Apae de Biguaçu, promover o seu processo eleitoral; assim como a Escola Indígena Fundamental Whera Tupã – Poty D’já, localizada na aldeia de São Miguel. “O projeto, além de propor integração e aprendizagem, é uma oportunidade para o nosso representante pleitear as necessidades da comunidade indígena na Câmara”, destaca o diretor da Escola Indígena, Richard Thives Sarmiento.

“O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes do Poder Legislativo, conscientizá-los do papel do vereador e dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Integrar alunos de escolas públicas, particulares, da aldeia indígena e com necessidades especiais é outro fator importante do Câmara Mirim”, explica o educador Marcelo dos Santos, coordenador do projeto. Os candidatos devem ter idades entre 12 e 15 anos, estar devidamente matriculado, com boas notas e frequência escolar.

O PROJETO

O projeto Câmara Mirim de Biguaçu é promovido pela Câmara de Vereadores desde 2010, tendo a participação de 15 vereadores mirins e 15 suplentes mirins, mesmo número de legisladores da Casa Legislativa. Os encontros são realizados às quartas-feiras, no período do contraturno escolar, tendo a sessão ordinária toda última quarta-feira do mês.

“Esse é um projeto que tem o carinho e a atenção especial de todos os vereadores. Este ano, como presidente, quero contribuir no que for necessário para o melhor aproveitamento e aprendizagem dessas crianças”, observa o presidente da Câmara, Ângelo Ramos Vieira. Conforme regimento, a posse dos mirins eleitos será junto à Sessão Solene de Aniversário de Biguaçu, dia 16 de maio, na Igreja Matriz. Já a eleição dos membros para composição da mesa diretora será feita na primeira sessão do ano, com data ainda a ser marcada.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com