Esplanada: Partidos querem desvincular da Seguridade Social receitas de impostos

9 de setembro de 2016

O Dia

– A manobra permite o Governo retirar bilhões de reais da Previdência para bancar programas sociais –

Brasília – A Previdência é superavitária. Quando ministro, Garibaldi Alves (PMDB-RN) – aliado do presidente Michel Temer e hoje senador – cravou isso para o colunista e repetia a frase aos ventos.

O ‘golpe’ do PSDB, PT, e agora PMDB é desvincular da Seguridade Social as receitas do Cofins e CSLL (e também da CPMF, quando existia), que por lei são destinadas à Previdência. A manobra permite o Governo retirar bilhões de reais da Previdência para bancar programas sociais, entre eles o eleitoreiro Bolsa Família.

Aí dá déficit

Neste caso, o Governo usa o cálculo da receita somando apenas a contribuição do INSS na folha de pagamento, e no contrapeso o pagamento de benefícios a aposentados.

Idade mínima

Como a população envelhece rápido, e a carteira de trabalho tem sumido do mercado, o déficit cresce. A reforma vindoura é para sacrificar trabalhador, não os cofres da União.

Cabou.com

Após os solavancos políticos, a crise começou a atingir o caixa do partido. Na terra da Operação Lava Jato, saiu do ar o portal <ptcuritiba.org.br>

Fogo no campo

Começou a retaliação ao ‘golpe’. O MST ocupou uma fazenda da senadora Ana Amélia (PP-RS), em Formosa (GO), que seria improdutiva. A senadora, pró-impeachment de Dilma, disse que vendeu a propriedade mas não passou a escritura porque o novo dono paga parcelado. Será obrigada a mostrar os recibos.

Bomba-relógio

O Brasil pode esperar. Se Eduardo Cunha for cassado na segunda-feira, uma enxurrada de denúncias comprometedoras contra alguns deputados e senadores vai começar a aparecer gradativamente na imprensa. Cunha gravava suas reuniões em vídeo e áudio.

Taurus e Previ

A Previ é dona de 1.28% da Taurus – cotas de uns R$ 5 milhões – e não majoritária, como publicamos. A CBC, de capital fechado, controla mais de 90% da fabricante. Aliás, a Taurus, fabricante de armas, se apressou a anunciar que são dois ex-executivos os alvos de investigação para venda de 8 mil pistolas a traficante de armas ienemita. 

‘Té’ parece…

Agora, vai! A Casa Civil do Planalto criou por Decreto a ‘Comissão Interministerial Brasil 200 Anos’. Faltam 6 anos. É para a turma do cabide fazer alguma coisa.

Saldo: eleitoral

Sindicatos dos bancários ligados a partidos explicam discretos aos funcionários que a greve deste ano vai durar pouco, por causa das campanhas municipais. Há uma rodada de negociação com a Febraban. Fecham hoje ou no máximo semana que vem. E fim.

Sobre roda$

A ANTT avisa que os carrões importados que circulam na sede são dos donos do prédio alugado. E que a presença constante de executivos da associação das empresas de ônibus é por causa dos convênios entre a agência e as empresas para melhor fiscalização

Contra-campanha

A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) prepara série de peças publicitárias, que serão veiculadas em rádio e TV, para fazer contraponto à campanha do Governo em defesa da Reforma da Previdência. A NCST também instalou outdoors em aeroportos.

Comprador-Smart

O brasileiro entrou na “onda” do usado na hora de adquirir celular. No Sou Barato, outlet da Americanas.com, o total smartphones usados vendidos aumentou 244% no 2º trimestre de 2016 comparado ao 1º trimestre do ano.

Na pista

É o fator-conjuntura. Sinal de que o brasileiro sabe se virar. Aumentaram também as vendas de carros e motos usados – e perto de passar venda de veículos novos.

Ponto Final

Os bancários conseguiram uma manobra para tirarem dois meses de férias por ano. Um, por direito. O outro, nas greves tradicionais que sempre abrangem bons feriadões.

Coluna de Leandro Mazzini

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com