Ellen Rocche, a Dona Capitu da ‘Escolinha’, largou estudos para ajudar a família

Gabriel Sobreira

– Atriz já quis ser médica, mas deixou a faculdade para trabalhar em padaria –

Rio – “Sou inocente e malandra, depende da situação”, revela, aos risos, Ellen Rocche, que está no ar na TV como a esperta que se faz de ingênua Dona Capitu, da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, e a quase inocente e quase malandra Leonora de ‘Haja Coração’, ambas da Globo.

Aos 37 anos, solteira, a atriz procura manter sua vida amorosa bem reservada, mas tem sonhos como muitas mulheres. “Sonho em me casar no altar. Quero encontrar minha alma gêmea. Sou muito romântica, quero formar uma família. Tenho estabilidade financeira, estou na busca da minha realização profissional, mas estou aberta a encontrar alguém para dividir essa caminhada”, salienta a ruiva da novela.

DIFICULDADE FINANCEIRA

Mas nem sempre a atriz teve a tão sonhada estabilidade financeira que agora se orgulha. Antes de ser uma artista reconhecida, com a família passando por dificuldades e morando de aluguel, Ellen abandonou a faculdade de Medicina — ela ficou na lista de espera e foi chamada para estudar na USP, em 1996 —, já que o curso exigia tempo integral, para trabalhar em padaria e também em supermercado.

“Eu era a moça que fazia degustação no supermercado, recepcionista. Sempre foi meu sonho estudar Medicina porque via o carinho com que os médicos cuidavam do meu irmão, George, hoje com 33 anos, que na época tinha problemas cardíacos e precisava operar. Costumo dizer que a carreira artística foi por necessidade e não por vaidade. Eu ficava muito tímida no começo, por mais brincalhona que fosse sempre fui tímida. A vida foi me lapidando”, recorda com orgulho.

VICE-CAMPEÃ EM REALITY
Por causa do trabalho como modelo fotográfica, ela acabou fazendo seu book de tanto ouvir muitos elogios quanto à sua beleza. Dali para o ‘Qual É A Música?’, do SBT, foram muitos “nãos”, mas ela nunca se importou com isso. Na passagem pelo SBT, ela lembra que, no começo, ainda pegava ônibus e as pessoas a reconheciam.

“Falavam: ‘olha a moça da TV’”, diverte-se. Ainda na emissora de Silvio Santos, a atriz entrou no reality ‘Casa dos Artistas 2’, em 2002, e ficou em segundo lugar. “Entrei para conseguir dinheiro para a operação do meu irmão em um hospital particular. Foram 90 dias na casa. Minha família não sabia. Não ganhei por pouco”, lamenta ela, que perdeu para Rafael Vanucci, mas ganhou a operação do ente querido. “Foi o presente mais importante da minha vida”, emociona-se.

POSAR NUA
Até antes do sucesso no reality show, os convites para posar em capas de revistas masculinas e sensuais brotavam. No começo, Ellen ainda se fez de rogada quando a ‘Playboy’ a chamou.

“Mostrei para meu avô a revista e perguntei o que eu deveria fazer. Ele perguntou quanto iam me pagar. Eu disse o valor. Ele quis saber o que eu faria com o dinheiro. Expliquei que compraria uma casa para os meus pais e um carro. Ele me encarou e disse: ‘Se você não fizer, encho seu bumbum de palmada’”, recorda, aos risos.

E não foi só o avô, que deu o apoio. “A minha avó disse: ‘Você tem um corpo lindo, tem que mostrar independentemente do que os outros vão achar. As pessoas verão a mulher linda que você é. E a casa dos seus pais vai ficar’. Aí topei fazer”, completa. Aceitaria posar nua novamente? “Não sei se seria o momento. Talvez mais para frente. Não tenho certeza. Mas tenho muito a agradecer tudo que conquistei”, frisa.

BOA ALUNA
Ellen Rocche sempre foi uma ótima aluna. Tirar nota dez era uma constante. Quando tinha algum nove intruso em seu boletim, para ela era um suplício, ficava triste e brava. “Eu era ótima em português. Sentava na frente da classe. Era nerd, ninguém ouvia a minha voz. Não gostava muito de matemática. Nada de passar na média, eu era a passadora de cola”, lembra a intérprete de Dona Capitu, da ‘Escolhinha do Professor Raimundo’, da Globo.

No humorístico, a personagem só tira notas boas por sorte. Ela finge que é inocente, mas é malandra. E como o professor Raimundo é um docente muito atencioso, ele aproveita as falas da aluna formosa e encontra ali a resposta de suas perguntas. E de quebra, ainda pede para a moça apagar o quadro mostrando seu remelexo, para a alegria da moça. Na escola, a situação era o oposto. “Na quinta ou sexta série, tinha uma brincadeira que eu detestava. O professor pedia para eu apagar (o quadro), e eu sempre ficava tensa. Os meninos ficavam rindo, urrando, e eu dura”, lembra.

NOVELA DAS SETE
Além da ‘Escolinha’, Ellen está no ar em ‘Haja Coração’, novela das 19h, que está na reta final. Na trama, Leonora (Ellen) era uma ex-participante de reality show, que fica na pindaíba. Seu sonho é recuperar a fama e, claro, ficar rica. Só que na pior conhece suas melhores amigas, Rebeca (Malu Mader) e Penélope (Carolina Ferraz). O trio só se mete em confusões. Recentemente, a ruiva consegue a fama e ainda descola um amor: Adônis (José Loreto). O problema é que ela, agora rica, fica sem tempo para o namorado e as parceiras. “Eu sou fanzona dela. Por mim, a Leonora tinha que ficar com tudo: as amigas, o amor, fama, dinheiro”, vibra. 


Outros destaques: