Eleições: cariocas enfrentam dificuldades e atrasos para votar

7 de outubro de 2018

Relatos de demora em seções onde antes se votava em poucos minutos e passou a mais de hora de atraso foram frequentes nas redes neste domingo. Um dos motivos foi uma tentativa de se cadastrar eleitores pela biometria no momento do voto, o que fez triplicar o tempo de espera.

Um dos casos mais graves aconteceu na Univeritas, do Instituto Benett, no Flamengo, onde os quatro elevadores não estavam funcionando durante a maior parte do dia, impossibilitando idosos e pessoas com problemas de locomoção de chegaram a uma das 20 seções eleitorais, algumas instaladas no quarto andar do prédio.

“Eu queria votar, mas não está dando, porque não posso subir a escada, não tem elevador. Eu me sinto chateada, mas o que vou fazer? Sempre votei. Sempre. Mas desta vez não deu”, lamentou a aposentada Maria de Lourdes da Silva Feitosa, de 93 anos.

A aposentada estada acompanhada pelo filho, o médico Pedro Feitosa, que disse que achou a situação um absurdo. “Ela sempre votou. É um direito dela. O elevador está quebrado e não tem ninguém com informações precisas. São pessoas idosas, com muletas e em cadeiras de rodas que estão sem condição de votar”.

Uma eleitora fez contato com a juíza eleitoral, através de um deputado, tentando uma medida judicial para garantir seu direito de votar: “Eu quero exercer o meu direito democrático de voto. Eu fiz uma cirurgia de fêmur, preciso votar no quarto andar e nenhum elevador está funcionando. Estou aguardando, pois não quero abrir mão de meu voto de jeito nenhum”, protestou a psicanalista Hena Souza Lemgruber. Segundo ela, foi informado que um técnico de elevadores iria consertar o equipamento.

Às 15h15, um funcionário da empresa de elevadores chegou ao local para tentar o conserto, mas não garantiu que poderia fazer o elevador funcionar, pois não sabia a extensão do problema. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou, através de sua assessoria, que o eleitor que estiver na fila de votação até as 17h receberá uma senha para poder votar além do horário previsto.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com