Dias melhores virão

undefined

– Segundo dados da IDC Brasil, parece que o pior momento para indústria de tecnologia brasileira está começando a passar –

A participação que a indústria de tecnologia representa no PIB brasileiro está em 2,5%. Em países desenvolvidos, como os EUA, os gastos com tecnologia representam 3,9% do PIB. Os dados estão sendo divulgados pela IDC Brasil.

Segundo a consultoria, as previsões otimistas, feitas no primeiro trimestre de 2014, tomaram o rumo oposto. “No Brasil, por exemplo, a previsão de crescimento do PIB para 2015 era de 2,5%. Este ano, contudo, falamos de algo em torno de -1,3%”, diz o country manager da IDC Brasil, Denis Arcieri. Também não colaboraram nada, para a força da indústria, a alta do dólar e a taxa de inflação.

De qualquer maneira, parece que o pior momento está começando a passar. “Por conta das incertezas pós-eleição de 2014 e pela volatilidade da moeda americana, as companhias locais entraram em 2015 com o orçamento extremamente reduzido e com cenário conservador, ao contrário das multinacionais, que estão sentindo a crise neste momento e devem reduzir os investimentos nos próximos meses”, afirma Arcieri.

Segundo ele, depois de março, as empresas locais relaxaram no orçamento, embora as multinacionais devam ficar mais retraídas no segundo semestre. Interessantes também os dados sobre consumo:

“O consumo no Brasil ainda é muito orientado em hardware. Nos países maduros, temos valores abaixo de 40% e 45% e, por aqui, o índice chega a 58% (com 23% de serviços e 19% de software)”, diz Denis Arcieri.

Negócio é ser feliz

Você vive tendo seu trabalho interrompido pelo WhatsApp, tratando de assuntos que poderiam ser resolvidos noutra hora? Pois saiba que isso não é só problema seu. Uma pesquisa encomendada pelo Clube Pitzi descobriu que 75% das pessoas em relacionamentos preferem o WhatsApp para manter contato com seus parceiros. Em seguida estão o Facebook Messenger (9%) e o SMS (6%), entre outros. A empresa entrevistou mil pessoas em 13 estados do país. As mulheres costumam iniciar a conversa.

Segundo a pesquisa, mais da metade das mulheres perde a conta de quantas vezes se comunicam com o parceiro. Os homens dizem que fazem isso, no máximo, entre duas e três vezes por dia. Outro detalhe fofo é que 52% das mulheres usa uma fotinha do parceiro para enfei(t)ar a tela do celular, enquanto só 36% dos homens admitiram que fazem o mesmo.

Drones na segurança dos guarda-vidas

Dia desses a gente viu aqui que os chineses estão usando drones para evitar colas entre alunos que estejam fazendo provas para o ‘vestibular’ local. Por aqui também temos algo parecido. Para garantir a segurança do concurso para soldado guarda-vidas, o Instituto Acesso Público vai usar drones para filmar todas as etapas dos testes de capacidade física e habilidade específica. Além disso, os candidatos usarão chips nos tênis para marcar o tempo na corrida de meio fundo.

Todos os candidatos a guarda-vidas contarão com apoio e assistência da Porto Seguro.
Mais informações no site acessopublico.org.br.

Viciado no Face? Será que é grave?

Muito interessante o trabalho do Instituto Delete, criado pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, com a participação de profissionais da área de Saúde, Comunicação e Tecnologia. Diz que a dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo que o sujeito passa conectado, mas sim aos níveis de perda de controle do seu uso pelo pobre cidadão. Para reforçar o tratamento de pacientes afetados pelo uso abusivo da tecnologia, o Delete acaba de criar uma escala para avaliação de dependentes em WhatsApp, Facebook e afins. As escalas são determinadas a partir de um questionário de 20 perguntas que, devidamente respondidas, indicam quão grave é o caso.

A dependência ou perda de controle na vida real é avaliada a partir de cinco pontos: Excitação e Segurança, Relevância, Tolerância, Abstinência e Conflitos na Vida Real. O teste está disponível no site www.institutodelete.com. O Delete também oferece atendimento gratuito no campus
da UFRJ da Praia Vermelha (Av. Venceslau Brás 71).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com