Dia Internacional do Idoso movimenta Abrigo D. Pedro II

Em celebração pelo Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), uma série de atividades estão sendo realizadas até a próxima semana para os residentes do Abrigo D. Pedro II, administrado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), na Avenida Dendezeiros.

A programação inclui atividades físicas, cinema, apresentações de dança e música e até mesmo baile festivo.

O pontapé foi dado na terça-feira (27), com um bate-papo sobre os direitos e deveres dos idosos. Na ocasião, a assistente social Áurea Regina Vasconcelos esclareceu questões sobre o Estatuto do Idoso e promoveu um jogo da memória com imagens que remetem ao tema.

“As peças do jogo têm imagens de transporte coletivo, de tecnologia, entre outras, para auxiliar no aprendizado”, explicou Áurea, enquanto um grupo com cerca de 20 idosos ser divertia com a atração.

Apresentações de música e dança com os próprios idosos acolhidos no Dom Pedro II encerraram o primeiro dia de evento.

“Para nós é um prazer muito grande ter essas iniciativas, pois preenche o vazio, nos distrai. Sempre estamos envolvidos com alguma coisa”, confessou Antônio Torres, 67 anos e há 18 deles morador do abrigo.

“Não conheci meus pais, mas aqui somos uma família. Cuidam da gente direitinho. Me envolvo com artesanato, dança…”, pontuou Lúcia Maria da conceição, 74 anos, há dois residente da instituição.

Com 129 anos de história, o abrigo Dom Pedro II segue com a missão de amparar e acolher idosos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade social em Salvador.

O serviço atende atualmente 60 pessoas, desenvolvendo diversas atividades socioeducativas, de lazer e culturais, através de profissionais qualificados.

Programação

 

28/9 (quarta-feira)

9h

Atividade física no jardim.

14h

Oficinas de artesanato ministradas por nossos talentos.

29/9 (quinta-feira)

9h

Palestra sobre o uso do álcool e suas implicações.

10h

Apresentação dos nossos talentos da poesia.

14h

Samba nas salas.

30/9 (sexta-feira)

11h30

Apresentação dos nossos talentos teatrais.

12h

Almoço festivo.

3/10 (segunda-feira)

14h

Ida ao cinema.

4/10 (terça-feira)

10h

Missa em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.

14h30

Homenagem dos funcionários aos nossos idosos.

15h

Baile festivo em comemoração ao dia do idoso e aniversariante do mês.

 


Outros destaques: