Confiança do empresariado brasileiro é a mais alta desde janeiro de 2014

20 de setembro de 2016

Os empresários brasileiros estão mais otimistas em relação ao desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 53,7 pontos neste mês.

Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador, que está 18 pontos acima do de setembro do ano passado, mostra a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, 20 de setembro.

Com o crescimento de 2,2 pontos em relação a agosto, o ICEI de setembro é o maior desde janeiro de 2014 e está muito próximo da média histórica, que é de 54,2 pontos. A confiança é maior nas empresas de grande porte, segmento em que o ICEI está em 55,7 pontos.

Nas médias empresas, o indicador ficou em 52,9 pontos e, nas pequenas, em 50,5 pontos. Os valores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 mostram que os empresários estão otimistas.

De acordo com o levantamento, pela primeira vez desde março de 2014, o ICEI de setembro ficou acima dos 50 pontos em todos os segmentos industriais: na indústria de transformação, alcançou 54,4 pontos, na extrativa, ficou em 53,9 pontos e, na construção, em 51 pontos.

Os resultados foram influenciados, sobretudo, pela melhora das perspectivas para os próximos seis meses. O indicador de expectativa sobre o futuro da economia subiu de 52,3 pontos em agosto para 55,9 pontos em setembro. O índice de expectativa sobre o desempenho das empresas passou de 58,2 para 60,2 pontos.

O ICEI é importante porque antecipa tendências de desempenho da economia. Empresários confiantes tendem a manter ou ampliar projetos de investimentos, o que aquece a atividade e estimula o crescimento econômico.

A pesquisa da CNI foi feita entre 1º e 14 de setembro, com 3.155 empresas em todo o país. Dessas, 1.247 são de pequeno porte, 1.179 são médias e 729 são grandes.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Leitores On Line