Compra de óculos genéricos apresenta riscos

15 de setembro de 2016

Os óculos escuros são acessórios que tem por finalidade proteger os olhos  tanto no verão quanto no inverno.  No entanto um  óculos de sol de má qualidade pode causar o efeito inverso, não protegendo contra os raios ultravioleta e sim danificando a sua córnea e retina, por isso é preciso muita atenção na hora de escolher o acessório. “É importante que se observe dois fatores antes de comprar óculos: precisa ter proteção ultravioleta (UVA e UVB) e que não pode ter grau”, afirmou o oftalmologista José Martins Leitão Guerra Filho.

Ele explicou que  uma lente de qualidade ruim pode dar uma alteração na retração da lente, prejudicando automaticamente, a visão. “Induzir um astigmatismo e levar a pessoa a ter fortes dores de cabeça. Muitas vezes, às pessoas chegam ao consultório queixando-se de dor de cabeça, mas quando investigada a causa são óculos de lente ruins”, afirmou.

O oftalmologista recomenda que ao comprar óculos, a pessoa escolha um de marca de boa qualidade. “Os óculos de sol do mercado informal quase sempre são de baixa qualidade”, adverte. A balconista Priscilla dos Santos disse que não se importa com esses cuidados e opta em comprar óculos mais barato no mercado informal. “Os óculos na ótica são caros, ganho pouco e minhas condições financeiras só dão para comprar no camelô, mesmo que a procedência seja desconhecida”, contou.

Mas este ano com atual situação econômica do país, a opção pelos óculos vendido em ambulantes surge como uma alternativa mais barata. Já a atendente Tâmara Reis disse que o barato pode se tornar caro futuramente.  “Aperto o orçamento e só compro óculos bom, pois sei que no futuro posso gastar mais com minha visão se não a proteger agora”, declarou, ressaltando que, usar uma lente ruim é pior do que não usar nada. 

Quando o aperto no orçamento é maior, até no comércio informal as vendas caem.  Segundo o vendedor ambulante Claudio de Jesus, sua barraca vendeu 50% menos que o ano passado. “Não estamos vendendo quase nada, trabalho com este acessório há 20 anos e nunca vendemos tão pouco”, disse, contando que nem os modelos da moda estão tendo saída.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com