Como é feita a demolição de uma casa?

Praticamente todo ser humano tem o sonho de construir sua própria casa, mas em algumas ocasiões, é preciso demolir estruturas já presentes no terreno antes de começar a construção em si. E é nesse ponto que começam as dúvidas e os problemas. Por mais que pareça um processo simples, é um serviço perigoso na obra, logo, deve se observar uma série de fatores, respeitando as normas e processos da demolição com o mesmo cuidado com o qual se constrói. "É imprescindível fazer um planejamento prévio", ensina o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-SP), Tito Lívio Ferreira Gomide.

O ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO

Antes de começar o processo de demolição existem alguns pré-requisitos que devem ser levados em consideração. O primeiro deles é o alvará de demolição, um documento que autoriza a demolição total ou parcial de qualquer tipo de construção e deve ser solicitado à Prefeitura Municipal antes de dar início ao processo. 

EQUIPAMENTO E MAQUINÁRIO

É de suma importância verificar a tecnologia dos equipamentos e maquinários utilizados para que a demolição seja realizada em segurança, preservando o entorno e as pessoas envolvidas na realização dos serviços. As empresas mais recomendadas para o serviço são aquelas que investem em qualidade e na utilização de máquinas confiáveis para o processo Como exemplo podemos citar as escavadeiras, que são essenciais em diversas etapas do processo de demolição. Para que a escavadeira consiga fazer tudo isso é necessária uma quantidade de força impressionante. A escavadeira hidráulica, como o próprio nome indica, consegue obter essa quantidade de força devido ao sistema hidráulico montado no seu interior. Em termos simples, um líquido (geralmente óleo) é bombeado contra os pistões, e posteriormente, será possível a criação da força necessária para realizar tarefas. Assim, quando o operário empurra o pistão, vai transmitir força ao óleo que posteriormente irá empurrar outro pistão diferente. O pistão seguinte é maior que o anterior, o que significa que quando o pistão maior empurrar o óleo a força transmitida será multiplicada, aumentando assim a força final da escavadeira. A escolha deste tipo de maquinário pela empresa torna a obra mais segura, rápida e eficiente. Caso queira mais informações a respeito de sistemas hidráulicos consulte a Global HP 

NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

É essencial verificar se a empresa segue as Normas Regulamentadoras (NR´s), que normatizam e orientam sobre os procedimentos obrigatórios relativos à segurança e medicina do trabalho. Para o processo de demolição é essencial respeitar principalmente a NR 18 e a NR33. A primeira estabelece diretrizes administrativas de planejamento e de segurança que objetivam a aplicação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança. Enquanto a segunda tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde de todos.

O PROCESSO DE DEMOLIÇÃO

Escolhida a empresa responsável, começa o processo de demolição em si. Existem diversos meios e técnicas para realizar este processo que variam de acordo com a estrutura a ser demolida e as ferramentas utilizadas durante o processo. São eles:

Demolição mecânica;
Demolição através do uso de explosivos;
Demolição manual.

A demolição mecânica envolve o uso de equipamentos e ferramentas mecânicas para realizar a destruição de algum elemento no prédio É realizado geralmente por máquinas de médio a grande porte como martelos pneumáticos, carregadeiras, escavadeiras e guindastes. Devido ao porte destes equipamentos, são necessários muitos cuidados durante todo o processo e, quanto mais atenção o proprietário tiver na contratação da empresa responsável, mais seguro será o procedimento. Este tipo de demolição pode ser usado para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos, estruturas de madeira, etc. As vantagens de se utilizar a demolição mecânica são a rapidez na execução do serviço, a necessidade de menor mão de obra (porém especializada), maior capacidade de demolição e preço relativamente menor do que a demolição manual. Há que se levar em consideração alguns pontos deste tipo de demolição como o alto risco de acidentes devido ao porte dos equipamentos, grande geração de poeira e ruídos, a necessidade de solo consistente (o que muitas vezes não é possível) e a necessidade de mão de obra extremamente especializada.

A demolição feita através do uso de explosivos(ou implosão)é utilizada com o objetivo de eliminar os principais elementos de apoio do prédio. A demolição por implosão é geralmente utilizada em áreas urbanas e para a demolição de grandes estruturas como arranha-céus, pontes e prédios. Para que a implosão seja feita da melhor maneira possível é necessário um estudo detalhado sobre a estrutura e uma equipe especializada para evitar acidentes e qualquer dano adicional que os explosivos podem causar.

A demolição manual(ou desconstrução) é um tipo de demolição feita através de processos manuais. Normalmente é utilizada para trabalhos que exigem mais cuidado com a estrutura, quando se deseja reciclar ou reaproveitar o material retirado em outro local. O processo de desconstrução pode ser considerado um tipo de demolição sustentável, pois permite a reutilização de materiais evitando que a quantidade de resíduos gerados pela demolição seja descartada no meio ambiente evitando, assim, impactos negativos à natureza. 

RECOLHIMENTO CORRETO DO ENTULHO

Depois da demolição finalizada, e até mesmo durante o processo, deve ser feito o recolhimento e descarte do entulho gerado. É um processo no qual a empresa de demolição deve estar envolvida e devidamente treinada para lidar com responsabilidade ambiental e seriedade. 

CERTIDÃO DE CONCLUSÃO DE DEMOLIÇÃO

O último passo da demolição após a conclusão da obra é solicitar, junto à Prefeitura Municipal, a certidão de conclusão de demolição. Técnicos da Prefeitura são responsáveis por verificar se todas as normas foram seguidas corretamente, se o terreno está limpo e se todos os passos indicados no alvará de demolição foram cumpridos.


Outros destaques: