Colnago diz que alta do PIB é o maior resultado desde 2017

30 de novembro de 2018

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, afirmou hoje (30) que a economia brasileira cresceu no 3º trimestre em linha com as expectativas do governo e do mercado. “É o maior resultado desde o 1º trimestre de 2017, quando o país voltou a apresentar taxas positivas de crescimento trimestral da atividade econômica”, destacou Colnago, na conta do ministério no Twitter.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – cresceu 0,8% na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2018, na série com ajuste sazonal. Em relação ao terceiro trimestre de 2017, o crescimento foi de 1,3%.

O ministro acrescentou que o resultado mostra que o PIB “segue trajetória de crescimento sustentável, apesar do movimento menos expressivo do 2º trimestre”. “Estamos há quase dois anos com PIBs trimestrais positivos”, acrescentou.

Para Colnago, os resultados esperados para o 2º semestre “dão uma expectativa positiva para 2019” “Eles refletem o muito que já foi feito, mas a consolidação dos resultados positivos depende fundamentalmente da continuidade das reformas econômicas”, destacou.

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, também destacou a necessidade de continuidade das reformas e ajustes fiscais para que o país tenha um crescimento maior do que o esperado pelo mercado financeiro no próximo ano (2,5%). “A economia vem se recuperando, os índices de confiança aumentaram muito no período recente, a inflação está muito baixo e há um cenário de juros ainda muito baixo. Tudo isso vai levar a uma recuperação cíclica muito forte da economia brasileira que pode até ser maior a depender dos ajustes estruturais e os ajustes fiscais que passam necessariamente pela reforma da Previdência”, disse após participar da apresentação de relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre investimentos públicos no Brasil.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com